Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27633
Título: Os impactos da implementação de um programa de melhoria contínua na linha de envase de uma indústria agroquímica do Paraná
Título(s) alternativo(s): The impacts of implementinga continuous improvement program in the filling line of an agrochemical industry in Paraná
Autor(es): Missassi, Thainá Balthazar
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Produção enxuta
Controle de qualidade
Produtividade industrial
Lean manufacturing
Industrial productivity
Quality control
Data do documento: 29-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MISSASSI, Thainá Balthazar. Os impactos da implementação de um programa de melhoria contínua na linha de envase de uma indústria agroquímica do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: A metodologia kaizen, originada no Japão, é utilizada por empresas que buscam se tornar mais competitivas no mercado e trazer melhorias para o seu processo em vários aspectos, tais como: lead-time, aumento da produtividade, estoque em processo, entre outros. A principal dificuldade enfrentada por muitas organizações não está somente relacionada ao processo de desenvolvimento da metodologia, mas também na forma de conduzir efetivamente a mudança na cultura dos funcionários do chão de fábrica. O presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas e apresentar os resultados obtidos a partir da realização de um evento kaizen que ocorreu ao longo de 5 dias em uma empresa agroquímica localizada no estado do Paraná. O foco principal do evento foi implementar melhorias imediatas e de baixo investimento que reduzissem o tempo de setup de uma das linhas de envase mais complexas da empresa e executar ações que impactassem de maneira positiva a qualidade do produto final a fim de reduzir o índice de reclamação de clientes. Os principais resultados obtidos foram a redução de 40,43% do tempo de setup da linha, a diminuição de 2.981 metros da distância percorrida ao longo do processo e a redução de 38% do índice de reclamação de clientes em relação aos produtos fabricados na linha em estudo.
Abstract: The kaizen methodology, originated in Japan, is used by companies that seek to become more competitive in the market and bring improvements to their process in several aspects, such as: lead-time, increased productivity, in-process inventory, among others. The main difficulty faced by many organizations is not only related to the methodology development process, but also in how to effectively drive the change in the shop floor employees' culture. This paper aims to describe the steps and present the results obtained from a kaizen event that took place over 5 days in an agrochemical company located in the state of Paraná. The main focus of the event was to implement immediate and lowinvestment improvements that would reduce the setup time of one of the company's most complex filling lines and take actions that positively impacted the quality of the final product in order to reduce the complaint rate from clients. The main results obtained were a 40.43% reduction in line setup time, a reduction of 2,981 meters in the distance traveled throughout the process and a 38% reduction in the customer complaint rate for products manufactured on the line in study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27633
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
programamelhoriacontinuaindustria.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.