Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeiter, Jean Felipe-
dc.date.accessioned2022-04-05T14:26:57Z-
dc.date.available2022-04-05T14:26:57Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationPEITER, Jean Felipe. Aplicativo mobile para incentivo à prática de atividades físicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27841-
dc.description.abstractThe sedentary lifestyle has been considered the century's great evil and physical activity considered the direct ally to pharmacological treatment, to prevent and fight against obesity. There is a lot of data to confirm this and a lot of initiatives motivating people to practice physical exercise. In addition to traditional physical activities, there are plenty of outdoors exercises, such as team sports, walking, running, and cycling. Despite the number and diversity of physical activities offered in most cities, exercising still is not the choice to all the people who should or could do it. Computer applications, especially those for mobile devices like smartphones, smartwatches, and smart bands, have been allies in performing physical activities and helping to create habits to do this kind of activity. Those apps can be used to challenge personal goals achievements, like walking a certain number of miles. Considering the usage of technologies to help on physical activity practice, this essay reports the development of an Android mobile app that records data from walks and runs done by its users. Data will be collected during the course, aiming the user to measure his body energy expenditure, and having access to meaningful information that can help him on calories control, and can be relevant for his health, like the motivation to exercise. The app has games mechanics to encourage walks and runs being done, giving experience points after each finished course, and doubling it if the activity is done by two users, simultaneously. Both devices connect and share data of the activities during it, through the Firebase Realtime Database, on the cloud.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAndroid (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectServiços da Webpt_BR
dc.subjectAndroid (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectWeb servicespt_BR
dc.titleAplicativo mobile para incentivo à prática de atividades físicaspt_BR
dc.title.alternativeMobile application for Incentive practice physical activitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO sedentarismo vem sendo considerado o mal deste século e a atividade física como aliada direta ao tratamento farmacológico e ao combate e à prevenção da obesidade. São muitos os dados que sustentam essas afirmações e, da mesma forma, são muitas as iniciativas para motivar as pessoas na realização de atividades físicas. Além das tradicionais atividades em academias, há as atividades realizadas ao ar livre como os esportes coletivos, as caminhadas, as corridas e andar de bicicleta, para citar algumas. Apesar da quantidade e da diversidade de opções de atividades físicas que são oferecidas na maioria das cidades, realizá-las ainda não é opção para todas as pessoas que deveriam ou poderiam fazê-lo. Aplicativos computacionais, especialmente para dispositivos móveis como, smartphones, smartwatches e pulseiras eletrônicas, têm sido aliados na prática da realização de atividades físicas e para auxiliar a criar e manter o hábito de realizar esse tipo de exercício. Esses aplicativos podem ser utilizados como um auxílio no desafio de cumprir metas, como andar uma quantidade de quilômetros definidos pela pessoa. Considerando a possibilidade de uso de tecnologias como auxiliares na prática de atividade física, por meio deste trabalho é reportado o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis Android para registrar dados de corridas e caminhadas realizadas pelos seus usuários. No aplicativo os dados coletados durante a realização do percurso da caminhada ou corrida, visando que o usuário possa avaliar o seu gasto energético e ter acesso às informações que possam auxiliá-lo no controle calórico e possam ser importantes para a sua saúde e como motivação para a prática de atividade física. O aplicativo utiliza mecânicas de jogos para incentivar corridas e caminhadas a serem praticadas, dando pontos de experiência após cada percurso finalizado, e duplicando essa pontuação se a atividade for realizada simultaneamente por dois usuários. Os dispositivos conectam-se e compartilham dados das atividades durante as mesmas por meio do banco de dados em tempo real em nuvem, o Firebase Realtime Database.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pegorini, Vinicius-
dc.contributor.referee1Pegorini, Vinicius-
dc.contributor.referee2Beulke, Andeia Scariot-
dc.contributor.referee3Brito, Robison Cris-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativoincentivoatividadesfisicas.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.