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dc.creatorLeuzenski, Alan-
dc.date.accessioned2022-04-06T15:31:50Z-
dc.date.available2022-04-06T15:31:50Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationLEUZENSKI, Alan. Estudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas vias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27886-
dc.description.abstractAviation was a great milestone in history, as it directly reduced the travel time between origin and destination. Along with the importance of transporting people and cargo comes the focus on reliability studies, design improvements and also fault investigation (catastrophic failures, component life control, material properties, etc.). Numerical solving methodologies for structural and fluid dynamics are not new in industry and academia, and are used to find deformations in a wing with a 1-meter chord, Selig-1223 profile and a 4-meter wingspan. Lift and drag results are obtained, with values in the stall region of 2.61 and 0.199. At the tip, there is a maximum deformation of 13 millimeters. Opportunities for further studies are found for constructive improvement, weight reduction and better reliability of results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAeronáuticapt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectNumerical analysispt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectAeronauticspt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.titleEstudo numérico de sustentação e arrasto em uma asa de alumínio utilizando uma análise fluido-estrutural particionada acoplada em duas viaspt_BR
dc.title.alternativeNumerical study of lift and drag in a wing using a partitioned fluid-structure analysis coupled in two-wayspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA aviação foi um grande marco para a história, pois reduziu significativamente o tempo de viagem entre uma origem e um destino. Junto com a importância do transporte de pessoas e cargas, vem o foco em estudos de confiabilidade, melhorias de projeto e também investigação de falhas (falhas catastróficas, controle de vida do componente, propriedades de materiais, etc.). Metodologias de resolução numérica em problemas estruturais e fluidodinâmicos não são uma novidade na indústria e no meio acadêmico. Nesse contexto, o presente trabalho utiliza este tipo de metodologia para obter deformações em uma asa de perfil Selig-1223 com 1 metro de corda e envergadura de 4 metros. Resultados de sustentação e de arrasto são obtidos, com valores na região de estol de 2, 61 e 0, 199, respectivamente. Na ponta da asa, obtiveram-se deformações máximas de 13 milímetros. Observam-se oportunidades de estudos adicionais para uma melhoria construtiva, uma redução de peso e uma melhor confiabilidade dos resultados.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rodrigo Villaca-
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo Villaca-
dc.contributor.referee2Lima, Luiz Eduardo Melo-
dc.contributor.referee3Carvalho, Marcelo Vasconcelos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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