Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28169
Título: Dinâmicas socioeconômicas do consumo de produtos óticos em São Lourenço do Oeste - SC
Título(s) alternativo(s): Socioeconomic dynamics of the consumption of optical products in São Lourenço do Oeste - SC
Autor(es): Valentini, João Vitor Bez
Orientador(es): Wedig, Josiane Carine
Palavras-chave: Óticas
Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Optical Trade
Consumer behavior
Consumption (Economics)
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VALENTINI, João Vitor Bez. Dinâmicas socioeconômicas do consumo de produtos óticos em São Lourenço do Oeste - SC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: O presente trabalho visa analisar as dinâmicas socioeconômicas do consumo de produtos óticos em São Lourenço do Oeste/SC. O estudo engloba as decisões de consumo e identifica os fatores que na hora da compra, analisa também como a propaganda e o marketing influenciam na tomada de decisão destes consumidores, além de averiguar quais são os principais fatores que os consumidores identificam em produtos originais, réplicas e produtos piratas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a obtenção dos dados realizou-se a aplicação de um questionário online que obteve um total de 59 participantes. Através deste estudo é possível perceber os diferentes perfis de consumidores e algumas de suas preferências e características no momento de escolher tais produtos, bem como a dificuldade em realizar a distinção entre um produto original e um produto pirata. Além disso, verificou-se que a grande maioria dos consumidores tende a ser pouco influenciados por propagandas, sofrendo influência em maior grau pela opinião de conhecidos ou familiares. Por fim, tais perspectivas são apresentadas e os resultados discutidos.
Abstract: The present work aims at analyzing the socioeconomic dynamics of the consumption of optical products in São Lourenço do Oeste/SC. The study encompasses consumption decisions and identifies the factors that influence the purchase, it also analyzes how advertising and marketing influence the decision-making of these consumers, in addition to investigating which are the main factors that consumers identify in original products, replicas, and pirated products. The research is characterized as a case study with a qualitative and quantitative approach. To obtain the data an online questionnaire was applied, which obtained a total of 59 participants. Through this study, it is possible to notice the different consumer profiles and some of their preferences and characteristics when choosing such products, as well as the difficulty in distinguishing between an original product and a counterfeit product. In addition, it was found that the vast majority of consumers tend to be little influenced by advertisements, being more influenced by the opinion of acquaintances or family members. Finally, these perspectives are presented and the results are discussed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28169
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dinamicasconsumoprodutosoticos.pdf548,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons