Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvarenga, Amanda Vieira-
dc.date.accessioned2022-05-03T11:36:36Z-
dc.date.available2022-05-03T11:36:36Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationALVARENGA, Amanda Vieira. Social commerce: uma análise da percepção de risco no comércio informal das redes sociais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28235-
dc.description.abstractThis course conclusion paper aims to analyze the risk perception of consumers in Facebook's informal commerce groups. Seeking to contribute to the area of human behavior, bringing discussions about the impact caused by social networks in the context of e-commerce and new forms of informal marketing, so that stakeholders can understand and minimize the risk perception of those involved. For this a questionnaire was applied to the groups related to buying and selling and offering rides, 130 valid answers were obtained. To perform the data analysis was used the PSPP Software and applied tests of means, correlations and cross tables. The result found that there are lower levels of risk perception through Facebook commerce compared to traditional commerce, highlighting the risk of Not having anyone to turn to. And that for female respondents the risk of being assaulted becomes higher because they are transactions conducted in person.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectPercepção de riscopt_BR
dc.subjectMarketing na Internetpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectElectronic commercept_BR
dc.subjectRisk perceptionpt_BR
dc.subjectInternet marketingpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleSocial commerce: uma análise da percepção de risco no comércio informal das redes sociaispt_BR
dc.title.alternativeSocial commerce: an analysis of the risk perception in informal commerce in digital social networkspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso objetiva identificar a percepção de risco dos consumidores dos grupos de comércio informal do Facebook. Buscando contribuir para a área de comportamento humano, trazendo discussões sobre o impacto causado pelas redes sociais no âmbito do e-commerce e as novas formas de comercialização informal, para que os interessados possam entender e minimizar a percepção de risco dos envolvidos. Para isto foi aplicado um questionário nos grupos relacionados à compra e venda e oferta de caronas, foi obtido 130 respostas válidas. Para a realização da análise de dados foi utilizado o Software PSPP e aplicado testes de médias, correlações e tabelas cruzadas. O resultado obtido verificou que há níveis menores de percepção de risco por meio do comércio informal presente no Facebook em comparação com o comércio tradicional, destacando-se apenas o risco de não ter a quem recorrer. E que para as respondentes do gênero feminino o risco de ser agredido se torna mais elevado por se tratar de transações negociadas via Facebook, mas concretizadas presencialmente.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Minghini, Luciano-
dc.contributor.referee1Minghini, Luciano-
dc.contributor.referee2Carvalheiro, Elizângela Mara-
dc.contributor.referee3Follmann, Elizandra Machado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcaoriscosocialcommerce.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons