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Título: Percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis com diferentes estilos de aprendizagem quanto as particularidades do ensino à distância
Título(s) alternativo(s): Perception of students in the course accounting sciences with different learning styles about the particularities of distance education
Autor(es): Zanin, Nekton Eduardo
Rigo, Zuziane
Orientador(es): Antonelli, Ricardo Adriano
Palavras-chave: Ensino à distância
Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Aprendizado do computador
Distance education
Learning
Learning strategies
Machine learning
Data do documento: 10-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZANIN, Nekton Eduardo; RIGO, Zuziane. Percepção dos estudantes do curso de ciências contábeis com diferentes estilos de aprendizagem quanto as particularidades do ensino à distância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A pandemia da COVID-19 exigiu mudanças drásticas em rotinas simples do cotidiano das pessoas. A educação por sua vez não foi exceção. As aulas passaram a ser ministradas em formato EAD (Ensino à Distância) para minimizar o contágio em massa da população. Contudo, o EAD foi imposto de uma forma repentina e não pode ser bem planejado, deixando lacunas na execução das aulas e dificultando o trabalho de docentes e discentes. Frente a isso, analisar a percepção dos estudantes acerca do ensino EAD, considerando o estilo de aprendizagem, que caracteriza como o aluno internaliza e desenvolve o conteúdo proposto, é de fundamental importância na construção de planos pedagógicos e na confecção das aulas. Diante disso, esse estudo visa identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis com diferentes estilos de aprendizagem em relação ao ensino EAD aplicado na pandemia. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário em que os respondentes deveriam indicar seu grau de concordância diante da pergunta apresentada por meio de uma escala likert adaptada de 10 níveis. Foram obtidas 105 respostas válidas e a análise de dados se deu por meio de técnicas estatísticas e pelos testes não paramétricos Mann-Whitney (MW) e o Cruskal-Wallis (KW) com a utilização da correção Bonferroni. Os resultados do estudo demonstraram que os alunos concordam muito mais com as desvantagens relacionadas ao EAD apresentadas, destacando as ligadas a maturidade e estrutura. Fatores individuais que influenciaram os resultados, estão relacionados a respondentes do sexo feminino, que não possuem outra graduação e sem vínculo empregatício. Quanto aos estilos de aprendizagem, utilizou-se o método de Kolb (1984) e foi identificado os quatro estilos descritos por ele dentro da amostra, sendo a maioria classificada como Convergente. Assim, é possível concluir que os alunos percebem as vantagens e as desvantagens encontradas na literatura e compactuam com a maioria delas atingindo médias acima do ponto médio da escala likert (5) em todos os agrupamentos de questões, destacando as desvantagens com média geral de 8,12, o que, pode indicar um descontentamento em relação a esse modelo de ensino.
Abstract: The COVID-19 pandemic required drastic changes in people's simple daily routines. Education, in turn, was no exception. Classes are now taught in DLT (Distance Learning Teaching) format to minimize mass contagion among the population. However, distance learning was imposed suddenly and cannot be well planned, leaving gaps in the execution of classes and making the work of teachers and students difficult. In view of this, analyzing the perception of students about distance education, considering the learning style, which characterizes how the student internalizes and develops the proposed content, is of fundamental importance in the construction of pedagogical plans and in the preparation of classes. Therefore, this study aims to identify the perception of students in the Accounting Sciences with different learning styles in relation to distance education applied in the pandemic. For data collection, a questionnaire was applied in which respondents had to indicate their level of agreement with the question presented through a 10-level adapted Likert scale. 105 valid responses were obtained and data analysis was performed using statistical techniques and the non-parametric Mann-Whitney (MW) and Cruskal-Wallis (KW) tests using the Bonferroni correction. The results of the study showed that students agree much more with the disadvantages related to DE presented, highlighting those related to maturity and structure. Individual factors that influenced the results are related to female respondents, who have no other degree and no employment relationship. As for learning styles, Kolb's (1984) method was used and the four styles described by him were identified within the sample, most of which were classified as Convergent. Thus, it is possible to conclude that students perceive the advantages and disadvantages found in the literature and agree with most of them reaching averages above the midpoint of the Likert scale (5) in all groups of questions, highlighting the disadvantages with an overall average of 8 .12, which may indicate a dissatisfaction with this teaching model.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28276
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