Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Bruna Angelis de-
dc.date.accessioned2022-05-12T00:37:36Z-
dc.date.available2022-05-12T00:37:36Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationPAULA, Bruna Angelis de. Tarefas exploratórias e raciocínio matemático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28458-
dc.description.abstractThis qualitative and interpretative research has the theme of Exploratory Tasks and Mathematical Reasoning. The objective is to analyze the mathematical reasoning processes mobilized by students of a 2nd year high school class when solving an exploratory mathematical task and actions of the teacher in the face of this task. To this end, in this study we conducted a theoretical discussion about mathematical reasoning and the processes related to it, about the actions of teachers who support mathematical reasoning and about tasks of an exploratory nature, based on studies carried out by several authors. The data that make up the corpus of analysis of this research were collected by audio and video records, during the performance of the exploratory task in the respective class. The results show that the teacher's actions contribute to the process of identifying patterns, formulating conjectures, justification and generalization, highlighting the potential that teaching actions can have in the development of students' mathematical reasoning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectNumeracypt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleTarefas exploratórias e raciocínio matemáticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de característica qualitativa e interpretativa, tem como tema Tarefas Exploratórias e o Raciocínio Matemático. O objetivo é analisar os processos de raciocínio matemático mobilizados por alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio ao resolverem uma tarefa matemática de caráter exploratório e ações da professora diante desta tarefa. Para isso, neste presente estudo realizamos uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e dos processos relacionados a ele, sobre ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e sobre tarefas de natureza exploratória, tendo como embasamento estudos realizados por diversos autores. Os dados que compõe o corpus de análise dessa pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo durante a realização da tarefa exploratória na respectiva turma. Os resultados apontam que as ações da professora contribuem para os processos de identificação de padrões, formulação de conjecturas, justificação e generalização, evidenciando o potencial que as ações docentes podem ter no desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otávio-
dc.contributor.referee3Aguiar, Marcia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2020_2_03.pdf534,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.