Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28506
Título: Verificação da conformidade da taxa de armadura de pilar pré-moldado: estudo de caso para um galpão em estrutura mista
Título(s) alternativo(s): Verification of the conformity for armor rate of precast concrete column: case study for a concrete and steel shed
Autor(es): Alberti, Eloísa Lima
Orientador(es): Benetti, Heloiza Aparecida Piassa
Palavras-chave: Concreto pré-moldado
Aço - Estruturas
Análise estrutural (Engenharia)
Precast concrete
Steel, Structural
Structural analysis (Engineering)
Data do documento: 26-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ALBERTI, Eloísa Lima. Verificação da conformidade da taxa de armadura de pilar pré-moldado: estudo de caso para um galpão em estrutura mista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem panorâmica das estruturas pré-moldadas para edifícios de um único pavimento, os galpões, os quais têm se destacado como um dos mais representativos destinos do concreto pré-moldado no país, a verificar-se pelo número de obras em andamento. Permeada pelo horizonte de crise sanitária vivenciado nos últimos dois anos, a pesquisa buscou dar conhecimento acerca do desafio enfrentado pelas construtoras quando dos impactos gerados sobre os custos e disponibilidade de insumos principais da construção civil, em que o foco se voltou à escassez de aço e à alta dos preços no mercado nacional. Em vista da situação-problema, propôs-se avaliar a possibilidade de uma redução do consumo de aço para produção de pilares pré-moldados a partir de um projeto de referência de uma empresa da região Centro-Oeste do Brasil. O alvo da pesquisa foi verificar a conformidade da taxa de armadura em prática na empresa envolvida, de acordo com as normativas ABNT NBR 6118:2014 e ABNT NBR 9062:2017. Para isso, foram desenvolvidos o dimensionamento do elemento estrutural pilar de concreto armado pré-moldado que compõe pórtico em estrutura mista de um galpão, bem como a verificação das solicitações geradas nas situações transitórias de desforma, armazenamento, transporte e montagem, às quais a estrutura pré-moldada está submetida. Os carregamentos devidos aos ventos foram obtidos com auxílio do software Visual Ventos, enquanto que os esforços internos resultantes de todas as ações envolvidas foram obtidos a partir de lançamento da estrutura no software Ftool. A análise dos esforços resultou em duas situações críticas, em que o pilar estaria possivelmente submetido a esforços de compressão em uma delas, e de tração em outra situação de cálculo. O dimensionamento da seção conduziu a áreas de aço distintas e discrepantes, quais sejam, 10,0 cm² na análise da compressão e 17,5 cm² na análise da tração. Dessa forma, adotou-se, a favor da segurança, a situação com maior área de aço encontrada (17,5 cm²) como valor de comparação, ao que foi concluída a não possibilidade de redução do consumo de aço para um galpão com tais características e esforços atuantes. Ainda foi observada a necessidade de uma taxa de armadura maior na seção transversal do elemento pilar, em se considerando os esforços de vento de sucção que tendem a promover o arrancamento dos pilares, de modo que estes atuem majoritariamente como contrafortes na estrutura do galpão.
Abstract: This research presents a panoramic approach of precast structures for sheds. These buildings have been emphasized as the most common destination of precast concrete in Brazil, as seen by the amount of constructions in progress. This study proposed to present the challenges faced by many building companies in the last two years, caused by the sanitary crisis scenario. The effects were noticed by the steel price rises and the lack of raw material on the national market. Therefore, the study goals were to estimate the conformity of the steel rate for a precast column based on a reference project by a company in midwest Brazil, and also based on the brazilian standards ABNT NBR 6118:2014 and ABNT NBR 9062:2017. For this purpose, the design of the structural element for a shed was studied under two considerations about the actions in precast concrete structures, performed in the free softwares Visual Ventos and Ftool. The first consideration was a case of oblique compression on the column, while the second case was traction. The results were compared with the ones originally practiced on the company, and the new steel rates were analyzed. The steel rate obtained on a section of the column for a traction case were 17,5 cm², wich is higher than the original project (10,0 cm²), with major consume of longitudinal armor in the new project. It shows that, for structural safety, the reduction of the steel rate is not viable in sheds submited to large wind actions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28506
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conformidadetaxaarmaduragalpao.pdf4,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons