Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28510
Título: O perfil de liderança dos egressos de engenharia civil da UTFPR campus Pato Branco sob a ótica do modelo de liderança situacional
Título(s) alternativo(s): Leadership profile of UTFPR Pato Branco graduates from the situational leadership model perspective
Autor(es): Pichler, Mônica
Orientador(es): Siliprandi, Elizângela Marcelo
Palavras-chave: Liderança
Maturidade
Ensino superior - Pesquisa
Leadership
Adulthood
Education, Higher - Research
Data do documento: 25-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PICHLER, Mônica. O perfil de liderança dos egressos de engenharia civil da UTFPR campus Pato Branco sob a ótica do modelo de liderança situacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: O presente estudo objetivou identificar o estilo de liderança dos egressos de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco de 2010 a 2021. Teoricamente, a pesquisa é respaldada pelo modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard (1986). O modelo em questão sugere que o estilo de liderança correto é contingencial à maturidade dos liderados em realizar as tarefas, podendo o líder assumir quatro comportamentos ou perfis de liderança. De acordo com a teoria situacional, através da utilização dos estilos de liderança corretos, uma maior eficiência poderá ser alcançada durante a realização de tarefas e resolução de problemas. Para tanto, foi elaborado um questionário e disponibilizado por meio de servidor online do Google Forms e enviados através de redes sociais e e-mail. O questionário foi baseado em integridade no Instrumento de Liderança Situacional de Bachenheimer (2021). No estudo, 70 egressos participaram, sendo que 34 trabalham liderando equipes e, portanto, foram o foco de análise. Evidenciou-se a predominância do perfil primário persuadir (E2), seguido por determinar (E1) e compartilhar (E3) concomitantemente como estilos secundários. O estilo delegar (E4) não apresentou resultados significativos. O resultado sugere que as equipes por eles lideradas pode possuir maturidade média, e que os egressos poderiam apresentar dificuldades liderando equipes de baixa e alta maturidade.
Abstract: The aim of this study was to identify the leadership style of Civil Engineering graduates from the Federal Technological University of Paraná – Pato Branco Campus from 2010 to 2021. Theoretically, the research is supported by the situational leadership model of Hersey and Blanchard (1986). The model suggests that the correct leadership style depends on the maturity of the followers to carry out the tasks, so the leader may assume four different behaviors or leadership profiles. According to the situational theory, through the use of correct leadership styles, greater efficiency can be achieved while performing tasks and solving problems. For this purpose, a questionnaire was prepared and made available through the online server Google Forms, sent by social works and by e-mail. The questionnaire was entirely based in Bachenheimer's Situational Leadership Instrument (2021). In the study, 70 graduates participated, and 34 of those are currently working leading teams and, therefore, they were the focus of analysis. There was a predominance of the primary profile persuade style (E2), followed by the determining style (E1) and the sharing style (E3) concomitantly as secondary styles. The delegate style (E4) did not show significant results. The result suggests that the teams they lead might have medium maturity, and that graduates could have difficulties leading low and high maturity teams.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28510
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liderancaegressoscivilutfpr.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons