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Título: Desempenho e consumo de misturas de biodiesel em um motor de trator agrícola com injeção eletrônica de combustível e EGR
Título(s) alternativo(s): Performance and consumption of biodiesel blends in an agricultural engine with electronic fuel injection and EGR
Autor(es): Halan Gabriel Borsatto, Halan Gabriel Borsatto
Orientador(es): Trentin, Robson Gonçalves
Palavras-chave: Biodiesel
Motores a diesel
Dinâmica dos fluidos
Biodiesel fuels
Diesel motor
Fluid dynamics
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BORSATTO, Halan Gabriel. Desempenho e consumo de misturas de biodiesel em um motor de trator agrícola com injeção eletrônica de combustível e EGR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: O biodiesel é um combustível produzido pelo processo de transesterificação por meio de fontes renováveis de óleos vegetais e gorduras animais. A utilização do biodiesel está crescendo no país em função dos níveis menores de poluentes emitidos na atmosfera em comparação com o óleo Diesel, bem como a sua disponibilidade. Devido a isso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho e o consumo do motor com a alteração do sensor de posição do virabrequim em 0, 1,25 e 2,5°, frente a variações de misturas do óleo Diesel com o biodiesel. No total, foram testadas 7 misturas (B12, B15, B18, B21, B24, B27 e B30) em que os números representam a fração de biodiesel em volume. Foram realizados ensaios dinamométricos em motor agrícola (Massey Ferguson modelo MF 6711 cabinado – ano 2018), o sensor na posição 0° (original), em geral, teve melhores resultados quanto as variáveis potência, torque, consumo horário e consumo específico. O combustível B15 apresentou maiores valores para torque e potência, para as posições de 0° e 1,25°, e o B18 na posição 2,5°. Foi observado ao utilizar a mistura B12, os menores consumos horário e específico em grande parte da faixa de rotações testadas.
Abstract: Biodiesel is a fuel produced by the transesterification process through renewable sources of vegetable oils and animal fats. The use of biodiesel is growing in the country due to the lower levels of pollutants emitted into the atmosphere compared to diesel oil, as well as its availability. Because of this, the present work aims to evaluate the performance and consumption of the engine by changing the crankshaft position sensor in 0, 1.25 and 2.5°, in face of variations in the mixtures of Diesel oil with biodiesel. In total, 7 blends were tested (B12, B15, B18, B21, B24, B27 and B30) in which the numbers represent the fraction of biodiesel in volume. Dynamometric tests were carried out on an agricultural engine (Massey Ferguson model MF 6711 in cabin – year 2018), the sensor in the 0° position (original), in general, had better results regarding the variables power, torque, hourly consumption and specific consumption. The B15 fuel presented higher values for torque and power, for the 0° and 1.25° positions, and the B18 in the 2.5° position. It was observed when using the B12 mixture, the lowest hourly and specific consumption in a large part of the tested speed range.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28680
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