Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29089
Título: Recursos didáticos para números complexos na perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica
Título(s) alternativo(s): Didactic resources for complex numbers from the perspective of the theory of semiotic representation registers
Autor(es): Volce, Cilio José
Orientador(es): Cargnin, Claudete
Palavras-chave: Números complexos
Jogos no ensino de matemática
Semiótica
Aprendizagem ativa
Numbers, Complex
Games in mathematics education
Semiotics
Active learning
Data do documento: 27-Abr-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VOLCE, Cilio José. Recursos didáticos para números complexos na perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido um estudo com o objetivo de criar recursos didáticos para o ensino de números complexos que possibilitem a utilização de diferentes tipos de representação semiótica. A dissertação está composta por uma introdução, três capítulos independentes, considerações finais e dois produtos educacionais. No primeiro capítulo, há um levantamento bibliográfico de dissertações e teses, junto ao Banco de Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), acerca de alternativas para o ensino de números complexos. No segundo, apresenta-se uma sequência didática (SD) composta por quatro tarefas temáticas e interdisciplinares para o ensino de números complexos, para o terceiro ano do Ensino Médio, avaliadas, pelo autor, de acordo com preceitos que podem caracterizá-la como uma Sequência Didática Investigativa (SDI). O terceiro capítulo discute a potencialidade do jogo Trincas Complexas, para a compreensão do significado geométrico das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números complexos na forma algébrica e suas respectivas conversões em representações gráficas com vetores. Tanto a SD quanto os jogos criados fundamentaram-se nos pressupostos teóricos da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) - os quais consideram que o ensino e a aprendizagem da matemática requerem um trabalho com diversidade de representações, e, nas etapas da Teoria das Situações Didáticas (TSD) - que busca propiciar a reflexão sobre as relações entre os conteúdos do ensino e os métodos educacionais. Acredita-se que tanto a SD composta pelas tarefas quanto o jogo têm o potencial de diminuir lacunas de aprendizagens na visualização de representações gráficas de operações algébricas com números complexos.
Abstract: In this work, a study was developed with the objective of creating didactic resources for the teaching of complex numbers that allow the use of different types of semiotic representation. The dissertation is composed of an introduction, three independents chapters, final remarks and two educational products. In the first chapter, there is a bibliographic survey of dissertations and theses, together with the Theses Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), about alternatives for teaching complex numbers. In the second chapter, a didactic sequence (DS) was presented, composed of four thematic and interdisciplinary tasks for the teaching of complex numbers, for the third year of high school, evaluated by the author according to precepts that can characterize it as an Investigative Didactic Sequence (IDS). The third chapter discusses the potential of the Trincas Complexas game to understand the geometric meaning of addition, subtraction, multiplication and division operations with complex numbers in algebraic form and their respective conversions into graphical representations with vectors. Both the DS and the games created were based on the theoretical assumptions of the Theory of Semiotic Representation Registers (TSRR) - which consider that the teaching and learning of mathematics require work with a diversity of representations, and, in the stages of the Theory of Didactic Situations (TDS) - which seeks to promote reflection on the relationship between teaching content and educational methods. It is believed that both the SD composed of the tasks and the game have the potential to reduce learning gaps in the visualization of graphical representations of algebraic operations with complex numbers.
Descrição: Acompanha: Decolagem e pouso de um avião: embarque nesse voo com destino a uma aplicação de números complexos; Trincas complexas: um jogo para representar graficamente operações algébricas com números complexos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29089
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons