Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146
Título: Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
Título(s) alternativo(s): Perception of small and micro entrepreneurs in the clothing industry of Londrina about marketing
Autor(es): Aznar, Eduardo Manfio
Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio
Orientador(es): Ribas, Carlos Alberto
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Vestuário
Marketing
Small business
Clothing and dress
Data do documento: 9-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas.
Abstract: In Brazil, nine out of ten companies are micro or small. Among the main challenges for its survival are factors related to planning and organization. Marketing is a crucial factor for the good performance of companies. Many of its classic concepts are still extremely relevant today and help companies of all sizes to face their challenges. One of the best known approaches to marketing is given by the concept of the marketing mix, which is divided into four groups, which are: Product; Price; Place; Promotion. The objective of this work is to analyze the marketing perception of micro and small entrepreneurs in the city of Londrina in the clothing business. Through the development of a research tool and its application in large shopping centers. Thirty-seven perceptions interviewed were obtained from owners and managers responsible for the retail stores. The results obtained demonstrate a high degree of understanding of the participants about marketing, but they present some points that can be improved. So there are opportunities to be explored.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marketingvestuariolondrina.pdf815,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons