Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Maria Paula dos Santos-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:09:46Z-
dc.date.available2022-08-11T13:09:46Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationBATISTA, Maria Paula dos Santos. Revisão sistemática sobre análise dos tipos de erros cometidos pelos alunos no conteúdo de funções. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29215-
dc.description.abstractThe objective of the following research is to perform a systematic review on productions that address the analysis of mistakes, with the ideal of defining and characterizing the kinds of mistakes that are commonly made by students while learning the concept and application of functions. It shall be addressed the concepts of function, linear function and quadratic function, contents present during the high school and college. For this research it was executed the following stages: to raise and describe the productions in an exploratory way, followed by relationating them, caracterizing and discussing the mistakes found, with the objective of understanding such mistakes and the difficulties of the students on this content. This work is being tailored based on the following questions: (1) Which are the most common kinds of mistakes commited by students when learning functions? (2) What could be the cause of such mistakes? The development of this term paper was thought in a way to facilitate the understanding and commitment of the teacher in preparing and teaching their classes, so that the students can have a better performance, be them conceptual or processual in the comprehension of the desired conjectured in the functions subject. From the performed analysis, it was concluded that, in reference of the objective of this research, with the data collected on the mistakes, it was possible to note that the mistakes brings us evidence that the relation between the commonly made mistakes comes from the lack of understanding of basic mathematical content, and also the difficulty in creating concepts in a correct way, and not only in by memorizing it without actually learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeoria dos errospt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectError analysis (Mathematics)pt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre análise dos tipos de erros cometidos pelos alunos no conteúdo de funçõespt_BR
dc.title.alternativeSystematic review on analysis of kinds of mistakes commited by students on the subject of functionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é realizar uma revisão sistemática de produções que abordam a análise de erros, com vistas a levantar e caracterizar os tipos de erros comumente cometidos pelos estudantes no decorrer da aprendizagem do conceito e aplicações do conteúdo de funções. Serão abordados o conceito de função, função afim e função quadrática, conteúdos estes presentes no ensino médio e ensino superior. Para esta pesquisa foram executadas as seguintes etapas: levantar e descrever as produções em cunho exploratório e em seguida relacioná-los, caracterizando e discutindo os tipos de erros encontrados a fim de compreender esses erros e as dificuldades dos alunos dentro desse conteúdo. Esse trabalho está sendo delineado a partir das seguintes questões: (1) Quais são os tipos de erros mais comuns cometidos pelos alunos quando estão aprendendo o conteúdo de funções? (2) O que poderia ser as possíveis causas desses erros? O desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso foi pensado de modo a facilitar o entendimento e comprometimento do docente ao preparar e expor suas aulas, para que seus alunos tenham melhor desempenho, sejam eles conceituais ou processuais na compreensão das conjecturas desejadas dentro do conteúdo de funções. A partir das análises realizadas concluímos que o que tange ao objetivo dessa pesquisa, com o levantamento dos tipos de erros, foi possível perceber que os erros cometidos nos trazem indícios de que a relação dos erros categorizados vem de uma lacuna nos conteúdos do Ensino fundamental comumente com a dificuldade em construir conceitos de maneira correta e não somente na forma decorativa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares Junior, Waldir Silva-
dc.contributor.referee1Soares Junior, Waldir Silva-
dc.contributor.referee2Caldatto, Marlova Estela-
dc.contributor.referee3Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caracterizacaooerrosfuncoes.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons