Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29216
Título: Uma caracterização das produções que abordam a formação de professores de matemática e o ensino dos números racionais: o caso do Bolema
Título(s) alternativo(s): characterization of productions that address the education of mathematics teachers and the teaching of rational numbers: the case of Bolema
Autor(es): Albani, Jaqueline Maria de Souza
Orientador(es): Caldatto, Marlova Estela
Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
Formação profissional
Números racionais
Searching, Bibliographical
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers
Occupational training
Numbers, rational
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ALBANI, Jaqueline Maria de Souza. Uma caracterização das produções que abordam a formação de professores de matemática e o ensino dos números racionais: o caso do Bolema. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: A formação de professores desempenha um papel fundamental nos processos educacionais, uma vez que, no ambiente escolar, esses indivíduos são os responsáveis diretos por repassar o conhecimento obtido. Isso nos levou à presente investigação, cujo objetivo foi levantar e analisar as produções científicas que tratassem da formação de professores de matemática e do ensino dos números racionais simultaneamente, sendo a fonte primária dos dados os artigos publicados no periódico científico Boletim de Educação Matemática (Bolema). A opção pelo conteúdo de números racionais deu-se devido a relevância deste no âmbito escolar e pela presença desse conhecimento ao longo de, praticamente, todo o currículo escolar. Utilizamos nesta pesquisa a perspectiva metodológica de cunho bibliográfico. Onde foi analisado um corpus final de 13 produções científicas, pautado na perspectiva analítica qualitativa indutiva. Após a realização desta, formamos três categorias de análise: Categoria 1, titulada: Formação de Professores; Categoria 2, titulada: Caracterização matemática do conteúdo fração; Categoria 3, titulada: Ensino e Aprendizagem de Fração. A partir dessa divisão, analisamos, algumas semelhanças e discrepâncias que averiguamos entre os artigos presentes em cada categoria, o método adotado pelos autores em abordar o conjunto dos números racionais, a temática central e a metodologia utilizada. Com base nas análises realizadas, concluímos que os conhecimentos relacionados aos números racionais não foram abordados em sua integralidade no corpus de análise, o que significa que muitos conhecimentos que figuram na prática do professor de matemática ainda precisam ser investigados. Isso fica evidente ao verificarmos, dentre eles, que a centralidade da pesquisa contida nos artigos está no conceito e operações do objeto em estudo, em contrapartida, poucos artigos discutem os números racionais em disciplinas voltadas à formação de professores.
Abstract: Teachers training plays a fundamental role in educational processes, since, in the school environment, these individuals are directly responsible for passing on the knowledge obtained. This led us to the present investigation, whose objective was to survey and analyze the scientific productions that dealt with mathematics teachers training and the teaching of rational numbers simultaneously, with the primary source of data being the articles published in the scientific journal Boletim de Educação Matemática (Bolema). The option for the content of rational numbers was due to its relevance in the school environment and the presence of this knowledge throughout practically the entire school curriculum. We have opted for the methodological perspective of bibliographic nature. In which a final corpus of 13 scientific productions were analyzed, based on the inductive qualitative analytical perspective. After this completion, we have formed three categories of analysis: Category 1, entitled: Teacher Training; Category 2, entitled: Mathematical characterization of fraction content; Category 3, entitled: Fraction Teaching and Learning. From this division, we have analyzed, for example, similarities and discrepancies that we have found between the articles present in each category, the method adopted by the authors in approaching the set of rational numbers, the central theme and the methodology used. Based on the analysis carried out, we have concluded that the knowledge related to rational numbers was not addressed in its entirety in the corpus of analysis, which means that much knowledge that appears in the practice of the mathematics teacher still needs to be investigated. This is evident when we verify, for example, that the centrality of the research contained in the articles is in the concept and operations of the object under study, on the other hand, few articles discuss rational numbers in disciplines aimed at teacher training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29216
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caracterizacaoproducoesbolemafracoes.PDF380,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons