Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFacchi, Maria Gabriela-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:13:33Z-
dc.date.available2022-08-11T13:13:33Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationFACCHI, Maria Gabriela. A importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29222-
dc.description.abstractThis study has as it aims to identify the potential of the use of manipulative materials for the teaching and learning process in mathematics in the early grades of elementary school. However, the problem is to answer what are the benefits that activities with the manipulation of concrete materials bring to mathematical learning in the initial grades of elementary school. It is believed that the use of manipulative materials as alternative methodologies for teaching mathematics can help students to build knowledge. This is a bibliographic review study in which it presents the possibilities and diversity of manipulative materials for math classes as well as an interaction proposal suggesting ways of using one of the materials. It is noteworthy that, through research, it can be seen that most authors point to the effectiveness of using alternative methodologies, such as manipulative materials in mathematics teaching, and with these, positive and significant results can be obtained in learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA importância do uso de materiais manipuláveis no ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the use of manipulabe materials in mathematics teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo identificar as potencialidades do uso de materiais manipuláveis para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão problema está centrada em responder quais os benefícios que as atividades com a manipulação de materiais concretos trazem ao aprendizado matemático nas séries iniciais do ensino fundamental. Acredita-se que o uso de materiais manipuláveis enquanto metodologias alternativas para o ensino de matemática possam auxiliar os educandos a construírem os conhecimentos. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica no qual apresenta-se as possibilidades e a diversidade de materiais manipuláveis para as aulas de matemática, bem como uma proposta de interação sugerindo formas de utilização de um dos materiais: o ábaco. Ressalta-se que, por meio da pesquisa, pôde-se constatar que a maioria dos autores aponta a eficácia do uso de metodologias alternativas, como os materiais manipuláveis no ensino de matemática, sendo que a utilização desses materiais possibilita obter resultados positivos e significativos na aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee1Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee2Zarpelon , Edinéia-
dc.contributor.referee3Cappelin, Alcione-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importanciamateriaismanipulaveis.pdf976,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons