Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29648
Título: Implementação da ferramenta de gestão da qualidade 5W2h na correção de não conformidades de uma indústria de adesivos industriais
Título(s) alternativo(s): Implementation of the 5W2h quality management tool in the rectification of nonconformities in an industrial adhesives industry
Autor(es): Silva, Matheus Henrique Schwarz
Orientador(es): Rocha, Lucas Bonfim
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Controle de processo
Adesivos - Indústria
Total quality management
Process control
Adhesives - Industry
Data do documento: 6-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Matheus Henrique Schwarz. Implementação da ferramenta de gestão da qualidade 5W2h na correção de não conformidades de uma indústria de adesivos industriais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Na era de Gestão da Qualidade Total o atendimento de requisitos e expectativas de clientes é de fundamental importância, bem como as atividades desenvolvidas para tal. Entre as atividades desenvolvidas, a correção de causas raízes de não conformidades faz parte das atividades diárias de um Sistema de Gestão da Qualidade. O objetivo do trabalho foi implementar a ferramenta de gestão da qualidade 5W2H na elaboração de ações de correção de não conformidades de uma indústria de produção de adesivos industriais, tornando esse processo mais robusto e eficiente. O framework da ferramenta foi desenvolvido e disponibilizado para a equipe, que foi treinada. A avaliação do impacto da implementação da ferramenta foi feita através de um questionário de satisfação, cujas respostas foram avaliadas percentualmente e através de testes de hipótese. Constatou-se impacto positivo grande no entendimento de o que deve ser feito em cada ação, por que, como e onde, bem como o custo de cada ação. Assim, o processo de tratamento de não conformidades foi tornado mais robusto e eficiente.
Abstract: In the context of Total Quality Management, meeting the requirements and expectations of customers has great importance, as well as the activities developed for this purpose. Among the daily activities of a Quality Management System, correction of root causes of non-conformities is present. The objective of this work was to implement the 5W2H quality management tool in the elaboration of actions to correct non-conformities in an industrial adhesives production industry, aiming to improve the robustness and efficiency of this process. The tool framework was developed and made available to the team, which was trained. A satisfaction survey as used to evaluate the impact of the implementation of the tool, whose answers were evaluated in percentage and through hypothesis tests. There was a great positive impact on understanding what should be done in each action, why, how and where, as well as the financial cost of each action. Thus, the non-conformity treatment process was made more robust and efficient.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29648
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qualidade5w2hnaoconformidades.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons