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Título: Análise da acessibilidade em escolas de ensino fundamental do município de Pato Branco: um estudo multicasos
Título(s) alternativo(s): Analysis of accessibility in elementary schools in the municipality of pato branco: a multicase study
Autor(es): Primon, Gabriel Rizello
Orientador(es): Larcher, José Valter Monteiro
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Normas técnicas (Engenharia)
Barrier-free design
Public buildings - Barrier-free design
Standards, Engineering
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PRIMON, Gabriel Rizello. Análise da acessibilidade em escolas de ensino fundamental do município de Pato Branco: um estudo multicasos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: A acessibilidade é uma ferramenta fundamental na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, pois impede que estas pessoas deixem de participar dela por causa de barreiras arquitetônicas presentes nas edificações. Além disso, é garantido em lei, o direito de ir e vir de todos os cidadãos de forma igualitária, além do direito a educação, independente da capacidade da pessoa. Este trabalho tem como objetivo analisar a acessibilidade em escolas municipais de ensino fundamental de Pato Branco-PR. As dez escolas da rede municipal, que serão o objeto de estudo deste trabalho, são antigas e estão sem reformas há um tempo considerável, além do fato de que na época em que foram construídas, não existia uma visão consolidada da acessibilidade como se tem hoje. Com base, principalmente na NBR 9050/2020, elaborou-se um checklist dividido em diferentes quesitos, para avaliar a acessibilidade destas escolas e posteriormente, compara-las e sugerir propostas de adequação para as mesmas. Através das respostas às observações obtidas durante as visitas técnicas, é possível constatar que a maioria das escolas não atendem parte considerável dos itens analisados, estes, com base na NBR 9050/2020, ou seja, as escolas, de maneira geral, não oferecem acessibilidade, necessitando de reformas e adaptações.
Abstract: Accessibility is a fundamental tool in the inclusion of people with disabilities in society, as it prevents these people from failing to participate in society because of architectural barriers present in buildings. In addition, the right of all citizens to come and go on an equal basis is guaranteed by law, in addition to the right to education, regardless of the person's ability. This work aims to analyze accessibility in municipal elementary schools in Pato Branco-PR. The ten schools of the municipal network, which will be the object of study in this work, are old and have not been renovated for a considerable time, in addition to the fact that at the time they were built, there was no consolidated thought of accessibility as we have today. Based mainly on NBR 9050/2020, a checklist was prepared divided into different items, to assess the accessibility of these schools and later, compare them and suggest adequacy proposals for them. Through the responses to the observations obtained during the technical visits, it is possible to verify that most schools do not meet a considerable part of the analyzed items, these, based on NBR 9050/2020, that is, the schools, in general, do not offer accessibility, requiring reforms and adaptations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30074
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