Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Assunção, Ítalo Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T16:06:22Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11T16:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Ítalo Vieira. Análise comparativa entre a implementação de interseção tipo trevo e a sinalização semafórica em entroncamento na BR-010 na cidade de Açailândia - MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30077 | - |
dc.description.abstract | The vehicle fleet in Brazil has grown significantly in recent decades, causing accident queues and a high risk of accidents. This work aims to implement a cloverleaf intersection and traffic light at the junction of BR-010 in the city of Açailândia-MA. Microsimulation is used for analysis using the free software Simulation of Urban Mobility (SUMO) 1.12.0 and SEMAFORO 2.1.0 software. The main sources of the research were BRASIL (2006), DNIT’s Intersection Project Manual (2005) and CONTRAN's Brazilian Traffic Signal Manual (2007). Vehicle counts were performed to establish the flow of existing vehicles at the site. The results offer an average travel time, the implementation has an average recommended wait time, shorter average travel time, higher average speed, shorter queue to exit the exit and shorter queue length. On the other hand, the traffic light implementation was the least appropriate case in all the criteria established for the result. For the cloverleaf implantation, the intersection geometry must be changed, causing an initial elevation, while the traffic light option demonstrates an initial cost, but periodic maintenance must be carried out for its proper functioning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Interferências e interseções | pt_BR |
dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de tráfego | pt_BR |
dc.subject | Roads - Interchanges and intersections | pt_BR |
dc.subject | Traffic signs and signals | pt_BR |
dc.subject | Traffic engineering | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre a implementação de interseção tipo trevo e a sinalização semafórica em entroncamento na BR-010 na cidade de Açailândia - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative analysis between the implementation of trevo type intersection and traffic signaling at BR-010 in the city of Açailândia - MA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A frota de veículos no Brasil teve grande crescimento nas últimas décadas, ocasionando grandes filas de congestionamentos e um alto risco de acidentes. Esse trabalho tem como objetivo comparar a implementação de interseção tipo trevo e a sinalização semafórica em entroncamento da BR-010 na cidade de Açailândia-MA. Para análise é usado microsimulação utilizando o software gratuito Simulation of Urban Mobility (SUMO) 1.12.0 e o software SEMAFORO 2.1.0. A pesquisa teve como fontes principais o BRASIL (2006), Manual de Projeto de Interseção do DNIT (2005) e Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN (2007). As contagens de veículos foram realizadas para estabelecer o fluxo de veículos existente no local. Os resultados demonstram que a implantação tipo trevo apresenta um tempo médio de espera aceitável, menor tempo médio de viagem, maior velocidade média, menor tempo médio de espera para sair da fila e menor comprimento de fila. Por outro lado, a implantação semafórica apresentou-se como o caso menos apropriado, sendo pior avaliado em todos os critérios estabelecidos para o resultado. Para a implantação tipo trevo a geometria da interseção deve ser alterada ocasionando em elevado custo inicial, enquanto a opção semafórica demonstra um custo baixo inicial, porém deve ser feita manutenções periódicas para o seu bom funcionamento. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Conterno, Rayana Carolina | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee1 | Conterno, Rayana Carolina | - |
dc.contributor.referee2 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee3 | Bisconsini, Danilo Rinaldi | - |
dc.contributor.referee4 | Larcher, José Valter Monteiro | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analisesemaforicatrevoacailandiama.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons