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Título: Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização
Título(s) alternativo(s): Analysis of the economic and financial feasibility of a fashion e-commerce focuzed on costumization
Autor(es): Ribeiro, Gabriel Martins
Orientador(es): Ribas, Carlos Alberto
Palavras-chave: Negócios - Planejamento
Empreendedorismo
Análise econômico-financeira
Comércio eletrônico
Moda
Business - Planning
Entrepreneurship
Ratio analysis
Electronic commerce
Fashion
Data do documento: 24-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RIBEIRO, Gabriel Martins. Análise da viabilidade econômico-financeira de um e-commerce de moda com foco em personalização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: O mercado da moda é influenciado por diversos fatores e está sempre em constante modificação. No cenário atual de ampla concorrência do mercado de moda, a capacidade de adaptação e a inovação são fatores de sucesso para diferenciação e ganho de vantagem competitiva, porém o empreendedor precisa estar preparado para fazer uma boa gestão e assumir os riscos de iniciar um novo empreendimento que se destaque no mercado. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo de desenvolver um plano de negócios e investigar a viabilidade da criação de uma marca de roupas que ofereça por meio de um e-commerce, o serviço de personalização de seus produtos. No plano de negócios foram destacadas as principais características da empresa proposta, do mercado e concorrentes, riscos e vantagens competitivas. A pesquisa tem o perfil quantitativa, que realizou a exploração dos dados por meio de pesquisa de campo e documental. Após realizadas as estimativas de custos, despesas e receitas para um cenário de cinco anos, é possível afirmar que o investimento é viável, apresentando uma taxa interna de retorno (TIR) de 56,76%, valor superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 12,35%.
Abstract: The fashion market is influenced by several factors and is always changing. In the current scenario of wide competition in the fashion market, adaptability and innovation are success factors for differentiation and gain of competitive advantage, however, the entrepreneur needs to be prepared to carry out good management and assume the risks of starting a new venture that stands out in the market. In this way, this work aims to develop a business plan and investigate the feasibility of creating a clothing brand that offers, through an e-commerce, the customization service of its products. In the business plan, the main characteristics of the proposed company, the market and competitors, risks and competitive advantages were highlighted. The research has a quantitative profile, which carried out the exploration of data through field and documentary research. After carrying out the estimates of costs, expenses and revenues for a five-year scenario, it is possible to state that the investment is viable, presenting an internal rate of return (IRR) of 56.76%, a value higher than the minimum rate of attractiveness (TMA) of 12.35%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30505
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