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Título: Análise de alternativas de estruturas de pavimento para a pista de pouso e decolagem do projeto do aeroporto regional do sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Analysis of alternatives of pavement structures for the landing and takeoff runway of the regional airport project southwest of Paraná
Autor(es): Glowacki, Daniele Luiza
Orientador(es): Bisconsini, Danilo Rinaldi
Palavras-chave: Aeroportos (Edifícios)
Aeroportos
Análise estrutural (Engenharia)
Pavimentos
Terminais aeroportuários
Airport buildings
Airports
Structural analysis (Engineering)
Pavements
Airport terminals
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GLOWACKI, Daniele Luiza. Análise de alternativas de estruturas de pavimento para a pista de pouso e decolagem do projeto do aeroporto regional do sudoeste do Paraná. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Neste trabalho, aborda-se o dimensionamento da pista de pouso e decolagem, em pavimento flexível, semirrígido e rígido, do projeto do Aeroporto Regional do Sudoeste do Paraná, empregando o método de dimensionamento da Federal Aviation Administration (FAA) divulgado no AC (Advisory Circular) 150/53206G, considerando os dados técnicos do projeto. Como o projeto está em andamento, analisaram-se três alternativas de estruturas de pavimentos para as Pistas de Pouso e Decolagem (PPD), comparando-se os resultados dos dimensionamentos por meio de um orçamento de custos para a execução de cada alternativa com base na nova ferramenta disponibilizada pela Infraero, o Sinapi Aeroportuário. Com base nos dados considerados para a etapa de dimensionamento e resultados obtidos após o orçamento de cada alternativa, conclui-se que uma estrutura de pavimento semirrígida seria a opção de menor custo para a execução das PPDs do Aeroporto Regional do Sudoeste do Paraná, com custo de implantação estimado em R$ 4.496.182,33, sendo 51,8% menor comparado com o pavimento rígido, que apresentou o maior valor.
Abstract: In this work, the dimensioning of the landing and takeoff runway, in flexible, semirigid and rigid pavement, of the Regional Airport of Southwest Paraná project is addressed, using the Federal Aviation Administration (FAA) dimensioning method published in the AC (Advisory Circular) 150/53206G, considering the technical data of the project. As the project is in progress, three alternative pavement structures for the Landing and Takeoff Runways (PPD) were analyzed, comparing the results of the sizing through a cost budget for the execution of each alternative based on the new tool made available by Infraero, Sinapi Airport. Based on the data considered for the dimensioning stage and results obtained after the budget of each alternative, it is concluded that a semirigid pavement structure would be the lowest cost option for the execution of the PPDs of the Regional Airport of Southwest of Paraná, with cost of implantation of R$ 4.496.182,33, 51,8% smaller compared with the rigid pavement that presented the highest value.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30561
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