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Título: Avaliação da viabilidade de investimento em bovinos de corte na fase de recria e engorda
Título(s) alternativo(s): Assessment of the feasibility of investment in beef cattle in the recreation and fattening phase
Autor(es): Santos, Mateus Pichitelli dos
Orientador(es): Ferreira, José Angelo
Palavras-chave: Negócios - Planejamento
Estudos de viabilidade
Análise econômico-financeira
Bovinos de corte
Business - Planning
Feasibility studies
Ratio analysis
Beef cattle
Data do documento: 23-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Mateus Pichitelli dos. Avaliação da viabilidade de investimento em bovinos de corte na fase de recria e engorda. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A estrutura de um plano de negócio é composta pelos objetivos de um negócio, no caráter financeiro e social e quais as etapas a serem seguidas para atingir os objetivos, minimizando riscos e dúvidas. Com o plano de negócio pronto o empreendedor tem a possibilidade de identificar falhas e reduzir as chances de fracasso, ao invés de investir e descobrir que o plano era falho. A demanda por carne bovina tem crescido nos últimos anos, é projetado um crescimento de 10,4% em relação ao patamar atual, com uma taxa de crescimento de 0,8% aa. (EMBRAPA, 2020), há um surgimento de uma oportunidade com essa demanda crescente. Levando em conta essa demanda, a pesquisa se propôs a estudar a viabilidade da criação de bovinos de corte na fase de recria e engorda no norte do Paraná. Para isso, foi necessário desenvolver um referencial teórico para estruturar e entender todos os conceitos envolvidos no plano de negócio, sendo realizada uma pesquisa junto a um produtor para levantar os custos e junto aos compradores para calcular a receita. Após todos os custos levantados, foram realizadas todas as etapas do plano de negócio. Essa pesquisa tem o caráter quali-quantitativa, com o levantamento de dados feito através de entrevistas de mercado, junto a um produtor e compradores. Com essas informações, foi construído um plano de negócio com base no modelo fornecido pelo SEBRAE (2013). Após a conclusão da pesquisa foi constatado que o negócio é economicamente viável para os investidores, trazendo benefício para os investidores e toda a sociedade, rentabilizando o capital dos investidores e com uma maior oferta de carne no mercado o preço tende a cair para o consumidor final.
Abstract: The structure of a business plan is composed of the objectives of a business, in the financial and social character, and the steps to be followed to achieve the objectives, minimizing risks and doubts. With the business plan ready, the entrepreneur has the possibility to identify failures and reduce the chances of failure, instead of investing and discovering that the plan was flawed. The demand for beef has grown in recent years, a growth of 10.4% is projected in relation to the current level, with a growth rate of 0.8% per year. (EMBRAPA, 2000)., an opportunity arises with this growing demand. Taking into account this demand, the research proposed to study the feasibility of raising beef cattle in the growing and fattening phase in northern Paraná. For this, it was necessary to develop a theoretical framework to structure and understand all the concepts involved in the business plan, being carried out a survey with a producer to raise the costs and with the buyers to calculate the revenue. After all the costs raised, all stages of the business plan were carried out. This research has a quali-quantitative character, with data collection done through market interviews, with a producer and buyers. With this information, a business plan was built based on the model provided by SEBRAE. After completing the research, it was found that the business is economically viable for investors, bringing benefits to investors and society as a whole, monetizing investors' capital and with a greater supply of meat on the market, the price tends to fall for the final consumer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30600
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