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dc.creatorZanette, Gustavo Henrique-
dc.date.accessioned2023-02-28T18:03:40Z-
dc.date.available2023-02-28T18:03:40Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.citationZANETTE, Gustavo Henrique. Modelagem matemática e jogos digitais: possibilidades para a educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30657-
dc.description.abstractThis work, oriented according to a qualitative research perspective, deals with the use of digital games as reality that triggers the development of mathematical modelling activities. Structured in the multipaper modality, it consists of two papers that report results of the developed research. In the first article, we questioned which themes may constitute reality in mathematical modelling activities, to encourage the insertion of games in this range of possibilities. For this, we analyze the potential of a game as a trigger for modelling activities in Basic Education, particularly in Elementary Education, that is, which problem situations, discussions and uses of mathematics can be undertaken in a mathematical modelling activity, when its theme it’s a game. Hay Day was the game analyzed. In the second paper, in turn, we questioned how digital games can become reality in mathematical modelling activities. For this purpose, we analyzed two activities developed in two different contexts, but based on the same game, chosen by the students, namely Minecraft, one of them in the scope of an extension project, out the school term, by students of a 4th Grade in the Elementary School, and another in the context of a Mathematical Modelling subject, by students of the Mathematics Degree Course, both in public institutions in a city in the West of Paraná. In general terms, the analyzes signal mathematical discussions that can be undertaken since the early years of Elementary School, associated with the comparison of quantities, elementary operations of mathematics, specifically in the case of the analyzed activities multiplication and division; going through the Middle School, contemplating themes such as rational numbers, reason, proportion and equations; until High School, addressing functions, trigonometric relationships, analytical geometry, etc. In addition, we were able to observe, from the activities developed, the satisfaction of students in discussing topics of interest to them, in this case games, as well as their engagement in discussions on the topic, data collection, outlining strategies for solving problems and validation, since they are actions that refer directly to play.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.titleModelagem matemática e jogos digitais: possibilidades para a educação básicapt_BR
dc.title.alternativeMathematical modelling and digital games: possibilities for basic educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, orientado segundo uma perspectiva qualitativa de pesquisa, versa sobre o uso de jogos digitais como realidade desencadeadora para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Estruturado na modalidade multipaper, é constituído por dois artigos que relatam resultados da pesquisa desenvolvida. No primeiro artigo questionamos quais temas podem constituir realidade em atividades de modelagem matemática, com intuito de fomentar a inserção dos jogos nesse leque de possibilidades. Para isso, analisamos o potencial de um jogo como desencadeador de atividades de modelagem na Educação Básica, particularmente no Ensino Fundamental, ou seja, quais situações-problema, discussões e usos da matemática podem ser empreendidos em uma atividade de modelagem matemática, quando sua temática é um jogo. O jogo analisado foi o Hay Day. No segundo artigo, por sua vez, questionamos como jogos digitais podem constituir realidade em atividades de modelagem matemática. Para tanto analisamos duas atividades desenvolvidas em dois contextos distintos, porém a partir de um mesmo jogo, escolhido pelos alunos, a saber, o Minecraft, sendo um deles no âmbito de um projeto de extensão, no contraturno escolar, por alunas de um 4º ano do Ensino Fundamental, e outro no âmbito de uma disciplina de Modelagem Matemática, por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática, ambos em instituições públicas de um município do Oeste do Paraná. Em termos gerais, as análises sinalizam discussões matemáticas que podem ser empreendidas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, associadas à comparação de quantidades, operações elementares da matemática, especificamente no caso das atividades analisadas multiplicação e divisão; perpassando pelos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando temas como números racionais, razão, proporção e equações; até o Ensino Médio, abordando funções, relações trigonométricas, geometria analítica etc. Além disso, pudemos observar, a partir das atividades desenvolvidas, a satisfação dos alunos em discutir temas de seus interesses, no caso os jogos, bem como o engajamento deles nas discussões sobre o tema, coleta de dados, delineamento de estratégias para a resolução dos problemas e validação, uma vez que são ações que remetem diretamente ao jogar.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee1Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee2Novaes, Barbara Winiarski Diesel-
dc.contributor.referee3Merli, Renato Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
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