Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30804
Título: Armadilha fotográfica para vida silvestre
Título(s) alternativo(s): Wildlife camera trap
Autor(es): Pinto, Ana Carolina dos Santos
Aguiar, Leonardo Pacheco de
Orientador(es): Góes, Rafael Eleodoro de
Palavras-chave: Internet das coisas
Sistema Global para Comunicações Móveis
Fotografia de plantas
Fotografia de animais
Sistemas de transmissão de dados
Internet of things
Global system for mobile communications
Photography of plants
Photography of animals
Data transmission systems
Data do documento: 9-Jun-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PINTO, Ana Carolina dos Santos; AGUIAR, Leonardo Pacheco. Armadilha fotográfica para vida silvestre. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O projeto teve como intuito a elaboração de um dispositivo de baixo consumo de energia com a capacidade de documentar, por meio de fotos, a vida selvagem animal e vegetal. Como o equipamento ficará em locais distantes por longos per odos, foi necessária a utilização de uma conexão remota entre ele e seu usuário para possibilitar que o equipamento seja capaz de enviar seus dados a um portal, no qual as imagens estarão disponíveis para acesso do usuário. Portanto, o dispositivo tem conexão com a internet para a transferência de arquivos, caracterizando-o como um equipamento IoT(Internet of Things). Para construir tal equipamento foi utilizado um modem GSM(Global System for Mobile communications) o qual possibilitou a conexão com a rede de telefonia móvel, uma câmera a qual efetuou a captura de imagens e um microcontrolador que integrou e gerenciou o sistema como um todo, seja na captação dos dados, seja na transmissão dos mesmos.
Abstract: The goal of this project was to build a low power consumption device that could document, by photographs, wildlife species and habitats. As the camera trap was designed to remain in remote locations for long periods of time, a connection to a remote network was essential to enable the device to send all the collected data to a remote server. In order to build this equipment a GSM (Global System for Mobile communications) modem was used along with a camera, providing connection to a mobile network and a manner of taking photographs. Besides those resources, a microcontroller was also used to integrate the parts of the system. The pictures and data collected were sent to a website where the user could see and manage the received data. Thus, as the camera trap has an internet connection it can be defned as an IoT (Internet of Things) device.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30804
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2020_1_01.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.