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Título: Percepção dos consumidores em relação aos produtos análogos cárneos
Título(s) alternativo(s): Consumers' perception regarding meat analog products
Autor(es): Santos, Ligiane Silva dos
Orientador(es): Corso, Marinês Paula
Palavras-chave: Alimentos vegetarianos
Proteínas
Consumidores - Preferência
Vegetarian foods
Proteins
Consumers' preferences
Data do documento: 10-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Ligiane Silva dos. Percepção dos consumidores em relação aos produtos análogos cárneos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: Com o avanço de tecnologias, as empresas do mundo alimentício estão em busca de lançar no mercado produtos análogos a carne, que tenham textura, cor e sabor de alimentos de origem animal. Consumidores procuram nesses alimentos benefícios que vão desde saúde, diminuição de problemas ambientais e por crenças religiosas relacionadas a carne ou até mesmo, pelo gosto pessoal. O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre as percepções, conhecimento, aceitação e expectativas dos consumidores para com os produtos análogos cárneos existentes no mercado, por meio de aplicação de uma pesquisa. Para isso foi elaborado e aplicado um questionário online sendo que inicialmente as perguntas tinham por objetivo verificar as características sócio-demográficas e de consumo da carne e de proteínas substitutas. Na sequência abordava sobre o conhecimento, percepções, aceitação e expectativas em relação aos produtos análogos existentes no mercado. O questionário foi encaminhado juntamente com um convite para participar por e-mail para diferentes regiões do país. Cento e setenta e um participantes consumidores de carnes, de 7 estados brasileiros (total de 36 cidades), resultante de uma amostragem não probabilística por conveniência representada por uma população de consumidores de alimentos de baixa a média faixa etária, maioria feminina, com escolaridade e renda mais elevadas do que a média da população brasileira mostraram ter crenças definidas em relação a importância da proteína cárnea na dieta, com predominância de substituição da mesma por outras proteínas animais, mais do que por proteínas vegetais. Os entrevistados afirmaram estar cientes dos produtos análogos cárneos, mas com conhecimento alegado de baixo a médio. Sendo que 70% afirmaram já ter consumido e dos que ainda não consumiram aproximadamente metade estariam dispostos a experimentar, sendo as mulheres mais propensas a provarem. Para os que não consumiriam, a falta de crença de que o alimento tenha características similares a carne e seus produtos mostrou ser um dos principais motivos. Aproximadamente metade dos entrevistados afirmaram pagar mais pelos produtos, mas não estão dispostos a sacrificar características sensoriais como sabor e textura, mostrando que atributos sensoriais aceitáveis são fundamentais para o sucesso dos produtos. Dos produtos consumidos destacaram-se o hambúrguer e a carne moída, sendo as características sensoriais como sabor e textura os pontos mais positivos elencados pelos entrevistados. Verificou-se ainda que há expectativas para produtos análogos de todas as classes praticamente, podendo a indústria ampliar as pesquisas a fim de ofertar produtos que atendam as estas demandas.
Abstract: With the advancement of technologies, companies in the food world are looking to launch meat-like products on the market, which have the texture, color and flavor of foods of animal origin. Consumers look for benefits in these foods that range from health, reduction of environmental problems and religious beliefs related to meat or even personal taste. The objective of this work was to obtain information about the perceptions, knowledge, acceptance and expectations of the consumers towards the meat analogous products existing in the market, through the application of a survey. For this, an online questionnaire was prepared and applied, initially the questions were aimed at verifying the socio demographic characteristics and consumption of meat and substitute proteins. Next, it addressed knowledge, perceptions, acceptance and expectations regarding to analogous products on the market. The questionnaire was sent along with an invitation to participate by email to different regions of the country. One hundred and seventy-one meat consumers from 7 Brazilian states (total of 36 cities), resulting from a non-probabilistic convenience sampling represented by a population of food consumers in the low to medium age group, mostly female, with schooling and income higher than the average of the Brazilian population showed definite beliefs regarding the importance of meat protein in the diet, with a predominance of replacing it with other animal proteins, rather than by vegetable proteins. Respondents claimed to be aware of meat analog products, but with low to medium alleged knowledge. 70% said they had already consumed it and of those who had not consumed it, approximately half would be willing to try it, with women being more likely to try it. For those who would not consume it, the lack of belief that the food has characteristics similar to meat and its products proved to be one of the main reasons. Approximately half of the respondents said they even pay more for the products, but they are not willing to sacrifice sensory characteristics such as flavor and texture, showing that acceptable sensory attributes are fundamental to the success of the products. Of the products consumed, hamburger and ground beef stood out, with sensory characteristics such as flavor and texture being the most positive points listed by the interviewees. It was also verified that there are expectations for similar products of practically all classes, and the industry can expand research in order to offer products that meet these demands.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30870
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