Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31272
Título: (Re)pensar o ensino remoto emergencial na formação da identidade docente de acadêmicos de química da UTFPR-Londrina durante a sindemia do SARS-CoV-2
Título(s) alternativo(s): Re)thinking the emergency remote learning in the formation of the teaching identity of Chemistry teachers at UTFPR-Londrina during the SARS-CoV-2 syndemic
Autor(es): Nichelle, Bianca
Orientador(es): Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Palavras-chave: Professores - Formação
Ensino via Web
Identidade
Sindemias
Teachers, Training of
Web-based instruction
Identity
Syndemics
Data do documento: 14-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NICHELLE, Bianca. (Re)pensar o ensino remoto emergencial na formação da identidade docente de acadêmicos de química da UTFPR-Londrina durante a sindemia do SARS-CoV-2. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: No contexto sindêmico que estamos vivenciando, a comunidade acadêmica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná se deparou, no início de 2020, com a suspensão das aulas presenciais, conforme orientações do Comitê de Contingência sobre o Novo Coronavírus da instituição. Este grupo definiu, em caráter emergencial, uma série de diretrizes sobre as atividades da instituição para este período, dentre elas a necessidade de que as atividades acadêmicas fossem desenvolvidas por meio do ensino remoto emergencial na tentativa de conter a contaminação de servidores e estudantes, e minimizar os impactos dessa decisão na vida acadêmica da comunidade. A partir das condições estabelecidas para este novo normal, o objetivo deste projeto de pesquisa é identificar as marcas que o ensino remoto emergencial oferecido pela UTFPR durante a sindemia (Sars-CoV-2) deixou na formação de licenciandos em Química do campus Londrina para analisar a construção de sua identidade docente. Para tanto, abrimos um campo de fala-escuta para permitir a (auto)reflexão dos processos formativos de dois licenciandos e as suas relações com a construção de suas identidades docentes neste período. Para a construção deste caminho, a noção de produção de narrativas baseadas em histórias de vida foi usada como ferramental metodológico. As entrevistas foram realizadas de forma remota, audiogravadas, e, posteriormente, transcritas. Para guiar a produção das narrativas seguimos um roteiro semiestruturado composto por nove questões. A partir disto, os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo, inspirada em Laurence Bardin, com base em categorias estabelecidas a posteriori, a saber: i) Percepções sobre o ser docente; ii) Percepções sobre o ser no tempo sindêmico; iii) Percepções sobre o ser que cuida de si e do outro na sindemia; iv) Percepções sobre o ser licenciando no ensino remoto emergencial. Ao dar voz a estes licenciandos perpassamos pela formação pessoal e acadêmica deles. Ao olharmos para suas percepções vemos que elas não estão relacionadas somente ao tempo, mas também às possibilidades de modos de existir no meio deste. Além disso, notamos que a constituição da identidade docente não é una e estática, mas múltipla e em constante transformação. Com isso percebemos que as vivências dos sujeitos são pessoais e dependem de seu ser histórico, fruto das diferentes relações que os licenciandos estabeleceram com o mundo. Essas vivências colaboram na construção do seu eu, e, consequentemente, do seu ser-professor.
Abstract: In the syndemic context we are experiencing, the academic community of The Federal University of Technology-Parana was faced, at the beginning of 2020, with the suspension of face-to-face classes, in accordance with the guidelines of the institution's Contingency Committee on the New Coronavirus. This group defined, on an emergency basis, a series of guidelines on the institution's activities for this period, among them the need for academic activities to be developed through emergency remote learning in an attempt to contain the contamination of servers and students, and minimize the impacts of this decision on the academic life of the community. Based on the conditions established for this “new normal”, the objective of this research project is to identify the marks that the emergency remote teaching offered by UTFPR during the syndemic (Sars-CoV-2) left in the training of undergraduate students in Chemistry at the Londrina campus to analyze the construction of their teaching identity. For that, we opened a speech-listening channel to allow the (self)reflection of the formative processes of two undergraduates and their relations with the construction of their teaching identities in this period. For that matter, the notion of producing narratives based on life stories was used as a methodological tool. The interviews were conducted remotely, audio-recorded, and later transcribed. To guide the production of narratives, we followed a semi-structured script composed of eight questions. From this, the data were analyzed following the content analysis, inspired by Laurence Bardin, based on categories established a posteriori, namely: i) Perceptions about being a teacher; ii) Perceptions about being in syndemic time; iii) Perceptions about the being who takes care of himself and the other in the syndemic; iv) Perceptions about being a teacher in emergency remote teaching. In addition, we noted that the constitution of the teaching identity is not one and static, but multiple and in constant transformation. With this, we realize that the experiences of the subjects are personal and depend on their historical being, the result of the different relationships that the undergraduates have established with the world. These experiences collaborate in the construction of their self, and, consequently, their being-teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31272
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoremotoidentidadedocente.pdf717,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons