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dc.creatorCastro, Leonardo Noleto Vilela Pereira de-
dc.creatorAlves, Natália Letícia-
dc.date.accessioned2023-05-03T15:30:15Z-
dc.date.available2023-05-03T15:30:15Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationCASTRO, Leonardo Noleto Vilela Pereira de; ALVES, Natália Letícia. Principais dificuldades enfrentadas por engenheiros mecânicos em sua atuação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31298-
dc.description.abstractFaced with changes in the world of work, companies are requesting a mechanical engineer who has more than in-depth technical knowledge. In his work, the professional will need to deal with teams, argue in a project, and communicate before an audience, whether small or large. These soft skills are already present in selection processes, from internships to jobs that require experience. With new demands of the world of work, the demand for a professional who has technical knowledge and soft skills is increasing, and educational institutions play a fundamental role training and educating Mechanical Engineers. This study aimed to identify the difficulties faced by engineers when performing their duties, identify the perceived importance of soft skills, and make a correlation with the current and possible development in Mechanical Engineering courses in the state of Paraná. Semi-structured individual interviews were carried out for a qualitative survey of information about the performance of the mechanical engineer. Quantitative research made a statistical validation of data referring to soft skills in relation to the importance and difficulty of the interviewee, current and possible development in educational institutions, and the relationship with extracurricular activities. The surveys were analyzed using the technique of content analysis and the Friedman-Conover statistical test. It was possible to point out that soft skills are of great importance in the performance, and that the interviewees have difficulties related to leadership, teamwork and responsibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEngenheiros mecânicospt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMechanical engineerspt_BR
dc.subjectHuman capitalpt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.titlePrincipais dificuldades enfrentadas por engenheiros mecânicos em sua atuaçãopt_BR
dc.title.alternativeMain difficulties faced by mechanical engineers in their activitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDiante das mudanças do mundo do trabalho, as empresas estão requisitando um Engenheiro Mecânico que possua algo além de conhecimento técnico aprofundado. Em sua atuação, o profissional precisará lidar com equipes, argumentar em um projeto, e se comunicar perante uma audiência, seja ela pequena ou grande. Essas habilidades transversais são comumente chamadas de soft skills, e já estão presentes nos processos seletivos, desde estágios até empregos que exigem tempo de experiência. Com as novas demandas do mundo do trabalho, a exigência por um profissional que possua conhecimento da parte técnica e de soft skills é cada vez maior, e as instituições de ensino têm um papel fundamental na formação do futuro Engenheiro Mecânico. Esse estudo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos Engenheiros ao desempenhar as suas funções, identificar a importância percebida das habilidades transversais, e fazer uma correlação com o atual e com o possível desenvolvimento nos cursos de Engenharia Mecânica no estado do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas para levantamento qualitativo das informações acerca da atuação do Engenheiro Mecânico. Uma pesquisa quantitativa fez uma validação estatística dos dados referentes a habilidades transversais em relação a importância e dificuldade do entrevistado, atual e possível desenvolvimento nas instituições de ensino, e a relação com atividades extracurriculares. As pesquisas foram analisadas utilizando a técnica da análise de conteúdo e o teste estatístico de Friedman-Conover. Foi possível apontar que as habilidades transversais têm grande importância na atuação, e que os entrevistados possuem dificuldades relacionadas a liderança, trabalho em equipe e responsabilidade.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Merlin, Audrey Hausschildt-
dc.contributor.advisor-co1Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee1Merlin, Audrey Hausschildt-
dc.contributor.referee2Rossetto, Diego Rizzotto-
dc.contributor.referee3Verona, Silvana Patricia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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