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Título: Identificação de áreas potenciais para implantação de aterro sanitário consorciado nos municípios de Centenário do Sul, Florestópolis e Porecatu
Título(s) alternativo(s): Potential areas identification for landfill implantation in Centenário do Sul, Florestópolis and Porecatu
Autor(es): Paiva, Giovanni Vanzela
Orientador(es): Dal Bosco, Tatiane Cristina
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Aterro sanitário
Sistemas difusos
Processo decisório
Refuse and refuse disposal
Sanitary landfills
Fuzzy Systems
Decision making
Data do documento: 2-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PAIVA, Giovanni Vanzela. Identificação de áreas potenciais para implantação de aterro sanitário consorciado nos municípios de Centenário do Sul, Florestópolis e Porecatu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Tendo em vista que os resíduos sólidos, se mal gerenciados, causam grandes impactos ao meio ambiente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (BRASIL, 2010), com complementação do novo marco legal do saneamento básico, Lei n° 14.026 (BRASIL, 2020), estabeleceram como prazo máximo para o fim da disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos (RSU) (lixões e aterros controlados) o ano 2024, dependendo do porte do município. No Paraná, 98 municípios ainda possuem lixões ou aterros controlados. Na Região Norte, Centenário do Sul, Florestópolis e Porecatu fazem parte desta estatística. Essa realidade se deve aos custos de implantação e operação de aterros sanitários em municípios de pequeno porte. Para isso, consórcios intermunicipais são considerados, pela PNRS, instrumentos para a redução de custos e gerenciamento adequado dos resíduos. Portanto, o objetivo deste trabalho é selecionar áreas potencias para a implementação de um aterro sanitário consorciado para esses municípios. Logo, foi necessário dimensionar a área mínima para a disposição final dos resíduos, produzir mapas considerando a distância de corpos hídricos, de núcleos populacionais, de rodovias, declividade e profundidade do lençol freático, bem como atribuir graus de importância relativa para cada critério utilizado, com a finalidade de gerar um mapa síntese, apresentando o potencial de aptidão da área de estudo. Com o intuito de demonstrar a importância do correto gerenciamento dos resíduos para a vida útil dos aterros e para a seleção de áreas potenciais, elaborou-se duas propostas de dimensionamento do aterro sanitário consorciado, utilizando dados autodeclaratórios dos municípios e perspectivas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos: uma considerando a coleta seletiva e aterramento apenas de rejeitos (“ideal”) e outra sem coleta seletiva (“real”). Em relação às áreas potenciais, utilizou-se a inferência fuzzy para atribuir valores de aptidão entre 0 e 1, conforme cada critério. Depois, aplicou-se o Processo Analítico Hierárquico para atribuir pesos a todas as variáveis estudadas e apresentar um mapa síntese com a interpretação final da aptidão da região para a implementação do aterro. Verificou-se, que o aterro precisaria comportar, para hipótese “ideal”, 53.709 m³ de RSU compactados, totalizando uma área de 28.196 m², e para a hipótese “real” um volume de 107.646,72 m³ e área de 52.156 m². Constatou-se que há áreas com potencial de aptidão máximo para todos os critérios utilizados, sendo a quantidade de cursos d’água um fator geográfico limitante. A matriz de comparação pareada, demonstrou que o critério mais importante para a seleção das áreas potenciais foi a distância de corpos hídricos, seguido da profundidade do lençol freático. A distância de rodovias representou a menor contribuição para a seleção final. Sendo assim, identificou-se cinco regiões com potencial de aptidão maior que 0,75 para a implantação do aterro, apresentando imagens de satélite para a interpretação final. Os critérios finais para a determinação das melhores regiões foram a proximidade com residências isoladas, a área de influência do manancial de abastecimento público e a titularidade do terreno, resultando na constatação de que a área mais ao centro (Área C) apresentou-se como a mais potencial para a instalação do aterro sanitário.
Abstract: Considering that solid waste, if poorly managed, causes major impacts on the environment, the National Solid Waste Policy (BRASIL, 2010), complementing the new legal framework for basic sanitation, Law No. 14,026 (BRASIL, 2020), established 2024 as the maximum deadline for the end of inadequate disposal of urban solid waste (USW) (dumps and controlled landfills), depending on the size of the municipality. In Paraná, 98 municipalities still have dumps or controlled landfills. In the North Region, Centenário do Sul, Florestópolis and Porecatu are part of this statistic. This reality is due to the costs of implementing and operating landfills in small municipalities. For this, inter-municipal trusts are considered instruments for cost reduction and proper waste management. Therefore, the objective of this work is to select potential areas for the implementation of a consortium landfill for these municipalities. Thus, it was necessary to dimension the minimum area for the final disposal of waste, produce maps considering the distance from water bodies, population centers, highways, slope and depth of the groundwater, as well as assign degrees of relative importance to each criterion usedused, with the purpose of generating a synthesis map, presenting the potential aptitude of the study area. In order to demonstrate the importance of correct waste management for the useful life of landfills and for the selection of potential areas, two proposals for sizing the joint sanitary landfill were prepared, using self-declaratory data from the municipalities and perspectives of the National Solid Waste Plan: one considering the selective collection (“ideal”) and the other without selective collection (“real”). Regarding the potential areas, fuzzy inference was used to assign aptitude values between 0 and 1, according to each criterion. Afterwards, the Analytic Hierarchy Process was applied to assign weights to all the variables studied and to present a synthesis map with the final interpretation of the suitability of the region for the implementation of the landfill. It was found that the landfill would need to contain, for the “ideal” hypothesis, 53,709 m³ of compacted USW, totaling an area of 28,196 m², and for the “real” hypothesis, a volume of 107,646.72 m³ and an area of 52,156 m². It was verified that there are areas with maximum suitability potential for all the criteria used, with the number of watercourses being a limiting geographic factor. The paired comparison matrix showed that the most important criteria for selecting potential areas was the distance from water bodies, followed by the depth of the groundwater. The distance from highways represented the smallest contribution to the final selection. Therefore, five regions were identified with potential suitability greater than 0.75 for landfill implementation, presenting satellite images for final interpretation. The final criteria for determining the best regions were the proximity to isolated residences, the area of influence of the public water supply source and the ownership of the land, resulting in the finding that the most central area (Area C) presented itself as the more potential for landfill installation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31481
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