Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31871
Título: Análise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paraná
Título(s) alternativo(s): Analysis of the acessibility according to NBR 9050:2020 of public schools in the city of Juranda – Paraná
Autor(es): Rebecchi, João Victor
Orientador(es): Moreira, Vera Lúcia Barradas
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade
Normas técnicas (Engenharia)
Escolas públicas
Inclusão escolar
Barrier-free design
Standards, Engineering
Public schools
Mainstreaming in education
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: REBECCHI, João Victor. Análise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paraná. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Todo cidadão possui direito à educação e para que este seja garantido, escolas e colégios devem ser locais acessíveis, permitindo assim o acesso a qualquer indivíduo independentemente de suas possíveis limitações físicas. Este trabalho contém a análise de acessibilidade do Colégio Estadual João Maffei Rosa e da Escola Municipal Paulo Roberto H. Hrehuchuk, ambos localizados no município de Juranda – Paraná, mostrando quais parâmetros estão conformes, ou não, com a NBR 9050:2020, norma que define os critérios para tornar um local acessível. Por meio de registros e análises in loco, constatou-se que o colégio estadual está em situação crítica de acessibilidade, já que nenhum item analisado estava de acordo com a norma. Para a escola municipal, a situação é diferente, já que esta conta com uma rota acessível e barras de apoio nos locais necessários, por exemplo. Dessa forma, para que qualquer estudante, funcionário ou visitante possa utilizar de maneira completa os ambientes analisados, os espaços devem passar por adequações que atendam à norma.
Abstract: Every citzen has the right to education and to ensure this, schools must be accessible places, allowing access to anyone regardless your possible physical limitations. This paper contains the analisys of acessibility of the State High School João Maffei Rosa and the Municipal School Paulo Roberto H. Hrehuchuk, both located in the city of Juranda – Paraná, showin which parameters are in compliance, or not, with the NBR 9050:2020, standard that defines the rules to make a place accessible. Using records and on-site analysis, it was found that the high school is in critical accessibility situation, as no analyzed item was in accordance with the standard. In the school the situation is different, as this one contains a accessible route and support bars in required locations, as example. In this way, so that any student, employee or visitors can make full use of the analyzed institution, this spaces must be adequated to the standard.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31871
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseacessibilidadecolegios.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons