Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31906
Título: Desenvolvimento de produtos educacionais no mestrado profissional em ensino: diretrizes e boas práticas
Título(s) alternativo(s): Development of educational products in professional master's in education: guidelines and best practices
Autor(es): Pinheiro, Fabiana Fatima do Prado Sedelak
Orientador(es): Aires, João Paulo
Palavras-chave: Publicações técnicas
Avaliação educacional
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Technical publishing
Education - Evaluation
Universities and colleges - Graduate work
Data do documento: 16-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PINHEIRO, Fabiana Fatima do Prado Sedelak. Desenvolvimento de produtos educacionais no mestrado profissional em ensino: diretrizes e boas práticas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A pesquisa foi realizada com base nos documentos norteadores fornecidos pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como na busca de exemplos de produtos educacionais, desenvolvidos em programas de pós-graduação profissional no Brasil. O objetivo principal da pesquisa foi instruir os alunos ingressantes no mestrado profissional em ensino a respeito do desenvolvimento de produtos educacionais; A fim de compreender melhor o contexto e as principais dúvidas dos alunos, foi enviado um questionário a 57 estudantes ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa/PR, entre os anos de 2020 e 2022, destes, 20 estudantes aceitaram participar. Este estudo utilizou de métodos mistos e se caracterizou por pesquisa documental, onde investigou os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de produtos educacionais pelos alunos de mestrado profissional, uma etapa obrigatória para a obtenção do título de mestre nessa modalidade de pós-graduação stricto sensu. No primeiro momento, os alunos foram questionados sobre sua compreensão em relação à modalidade profissional do mestrado, o entendimento sobre a obrigatoriedade do produto educacional e o conhecimento sobre a tipologia desses produtos, destes 85% dos respondentes afirmaram não terem conhecimento da tipologia até aquele momento. Em um segundo momento, foi enviado um questionário semiestruturado, aos 20 estudantes que participaram da primeira etapa, contendo onze questões relacionadas ao uso do site www.produtoeducacional.com, cujo resultado demonstrou que após ter contato com as informações contidas na página, tiveram maior clareza quanto ao que desenvolver ou como desenvolver o produto educacional. O site foi desenvolvido como meio de circulação desta pesquisa, com o objetivo de fornecer apoio aos mestrandos de programas de pós-graduação profissionais, interessados na temática. No site desenvolvido, são divulgados artigos, vídeos e textos instrucionais que servem como guia de apoio para elaboração de produtos educacionais. Dessa forma, o estudo teve em vista preencher uma lacuna no conhecimento sobre o meio de circulação dos produtos educacionais e as possibilidades de diversificação dos projetos. A pesquisa se baseou em fontes oficiais, questionários e no desenvolvimento do site como uma ferramenta prática e acessível para fornecer apoio e informações aos mestrandos e interessados na área de ensino e no desenvolvimento de produtos educacionais. A conclusão da pesquisa demonstra que um material de apoio, como o site www.produtoeducacioanal.com, permite ao estudante de mestrado profissional ampliar a visão sobre a linguagem de circulação do produto educacional, ainda, que o conhecimento da tipologia pode auxiliar numa produção diversificada. Como sugestão para trabalhos futuros sugere-se ampliar o debate sobre o tema e que os programas de pós-graduação na modalidade profissional possam analisar a possibilidade de criar uma disciplina específica sobre a elaboração do produto educacional.
Abstract: The research was conducted based on the guiding documents provided by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), as well as the search for examples of educational products developed in professional postgraduate programs in Brazil. The main objective of the research was to instruct incoming students in the professional master's program in teaching regarding the development of educational products. In order to better understand the context and main questions of the students, a questionnaire was sent to 57 incoming students of the Postgraduate Program in Science and Technology Education (PPGECT) at the Federal University Technology of Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa/PR, between the years 2020 and 2022, of which 20 students agreed to participate. This study used mixed methods and was characterized by documentary research, which investigated the knowledge required for the development of educational products by professional master's students, a mandatory step for obtaining a master's degree in this type of stricto sensu postgraduate program. In the first phase, students were questioned about their understanding of the professional mode of the master's program, their understanding of the requirement for an educational product, and their knowledge of the typology of these products. Of the respondents, 85% stated that they had no knowledge of the typology up to that point. In a second phase, a semi-structured questionnaire was sent to the 20 students who participated in the first phase, containing eleven questions related to the use of the website www.produtoeducacional.com. The results showed that after being exposed to the information on the website, they had a clearer understanding of what to develop or how to develop the educational product. This website was developed as a means of circulating this dissertation, with the aim of providing support to professional master's students interested in the subject. The website disseminates articles, videos, and instructional texts that serve as a support guide for the elaboration of educational products. Therefore, the study aimed to fill a gap in knowledge regarding the circulation of educational products and the possibilities for diversifying projects. The research was based on official sources, questionnaires, and the development of the website as a practical and accessible tool to provide support and information to master's students interested in the field of teaching and the development of educational products. The conclusion of the research demonstrates that a support material like the website www.produtoeducacional.com allows professional master's students to broaden their understanding of the circulation language of educational products and that knowledge of typology can assist in diversified production. As a suggestion for future work, it is recommended to expand the debate on the topic and for professional postgraduate programs to consider the possibility of creating a specific discipline on the elaboration of educational products.
Descrição: Acompanha produção técnica: Desenvolvimento de produtos educacionais no mestrado profissional em ensino: diretrizes e boas práticas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31906
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentoprodutoseducacionaismestrado.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
desenvolvimentoprodutoseducacionaismestrado_produto.pdf788,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons