Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32068
Título: Contribuições formativas do Projeto Licenciando na construção da identidade docente de licenciandos em química da UTFPR-LD: uma análise a partir dos focos de aprendizagem docente
Título(s) alternativo(s): Contributions of “Projeto Licenciando” in the construction of the teaching identity of chemistry teaching graduates at UTFPR-LD: an analysis with focus on teaching learning
Autor(es): Gonçalves, Nycolle Bueno
Orientador(es): Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Narrativa (Retórica)
Química - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Student teaching
Narration (Rhetoric)
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 30-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GONÇALVES, Nycolle Bueno. Contribuições formativas do Projeto Licenciando na construção da identidade docente de licenciandos em química da UTFPR-LD: uma análise a partir dos focos de aprendizagem docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A identidade docente é construída a partir de distintas experiências e saberes agregados ao longo da trajetória de vida dos professores que podem ser adquiridos em diferentes espaços e percursos formativos. Os focos de aprendizagem docente são um instrumento que pode ser utilizado para analisar o aprendizado para a docência e, consequentemente, investigar esse processo de formação docente em espaços como o Projeto Licenciando, que desde 2022, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem se tornado um importante espaço formativo inicial. Tendo isto em vista, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi identificar, por meio dos focos de aprendizagem docente, as contribuições formativas do Projeto Licenciando na construção da identidade docente de quatro licenciandos em Química da UTFPR-LD. Para tanto, a pesquisa narrativa serviu para compreender esta experiência e pensar o processo formativo e a aprendizagem do ser-docente. A construção deste caminho se deu por meio da realização de entrevistas remotas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado composto por onze questões. As entrevistas foram audiogravadas e, a partir da transcrição do material, as narrativas produzidas foram analisadas com base na análise de conteúdo, inspirada em Laurence Bardin, a partir das seguintes categorias a priori: (i) interesse pela docência, (ii) conhecimento prático da docência, (iii) reflexão sobre a docência, (iv) comunidade docente, (v) identidade docente. Ao dar voz a estes licenciandos, o Projeto Licenciando estimulou, de modo processual, o seu interesse e motivação para aprender sobre a docência e permanecer neste caminho de formação. O Projeto contribuiu para o desenvolvimento da percepção de saberes da docência atrelados à aproximação do saber e do fazer. Além disso, a elaboração da identidade docente prescinde do coletivo e da síntese nas relações do que quer ou não afirmar e negar para si, o que só se faz na relação com os Outros. A percepção pelos estudantes de que as comunidades que marcam os sujeitos e suas reflexões e identificações sobre o ser docente encontram-se para além dos espaços formais de educação. Por fim, os estudantes que passaram pelo projeto enunciaram sua identificação docente enquanto um processo em construção. Com isso, conclui-se que experiências como o Projeto Licenciando trazem grandes contribuições formativas aos professores em formação e são essenciais enquanto pontos afirmativos e transformativos para construção da identidade docente.
Abstract: The teaching identity is built from different experiences and knowledge aggregated throughout the life trajectory of teachers that can be acquired in different spaces and training paths. The teaching learning focuses are an instrument that can be used to analyze learning for teaching and, consequently, to investigate this process of teacher training in spaces such as the Licensing Project, which since 2022, at the Federal Technological University of Paraná, has become an important initial formative space. With this in mind, the objective of this course completion work was to identify, through the focus of teaching learning, the formative contributions of the Licensing Project in the construction of the teaching identity of four undergraduates in Chemistry at UTFPR-LD. Therefore, the narrative research served to understand this experience and think about the formative process and the learning process of being a teacher. The construction of this path took place through remote interviews, conducted based on a semi-structured script composed of eleven questions. The interviews were audio-recorded and, based on the transcription of the material, the narratives produced were analyzed based on content analysis, inspired by Laurence Bardin, based on the following a priori categories: (i) interest in teaching, (ii) practical knowledge of teaching, (iii) reflection on teaching, (iv) teaching community, (v) teaching identity. By giving these graduates a voice, the Licenciando Project stimulated, in a procedural way, their interest and motivation to learn about teaching and remain on this training path. The Project contributed to the development of the perception of teaching knowledge linked to the approximation of knowing and doing. In addition, the elaboration of the teaching identity does without the collective and the synthesis in the relationships of what one wants or does not want to affirm and deny for oneself, which is only done in the relationship with the Others. The students' perception that the communities that mark the subjects and their reflections and identifications about being a teacher are beyond the formal spaces of education. Finally, the students who went through the project stated their teaching identification as a process under construction. With this, it is concluded that experiences such as the Licensing Project bring great formative contributions to teachers in training and are essential as affirmative and transformative points for the construction of the teaching identity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32068
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
focosdeaprendizagemdocente.pdf825,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons