Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32183
Título: A Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas no desenvolvimento da literacia estatística
Título(s) alternativo(s): The teaching-learning-assessment methodology of mathematics through problem solving in the development of statistical literacy
Autor(es): Pimenta, Geferson Luiz Montanholi
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Matemática (Ensino fundamental)
Estatística - Estudo e ensino
Problem-based learning
Mathematics (Fundamental education)
Statistics - Study and teaching
Data do documento: 17-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PIMENTA, Geferson Luiz Montanholi. A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas no desenvolvimento da literacia estatística. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar que elementos da literacia estatística foram desenvolvidos com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao fazer uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como participantes 24 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do norte do Paraná. O instrumento de pesquisa constituiu-se de seis problemas geradores desenvolvidos a partir do contexto de situações vivenciadas e de preferência dos alunos, além de serem temáticas que se mostraram relevantes devido a serem de interesse coletivo. Os dados produzidos foram registrados por meio das resoluções dos problemas, gravações de áudio das discussões em grupo dos alunos, além do diário de campo do professor-pesquisador. Os elementos da literacia estatística foram mobilizados ao longo da implementação dos problemas geradores, o que possibilitou seu desenvolvimento com os participantes da pesquisa. Além disso, mesmo diante das dificuldades, os alunos utilizaram conhecimentos prévios ao resolver os problemas, e fizeram uso de diferentes estratégias. Desta forma, a resolução de problemas nesta pesquisa proporcionou-lhes opinarem, debaterem e chegarem a um consenso, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Desenvolvimento da Literacia Estatística Através da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas e a Estatística que foram utilizados na pesquisa e orientações gerais para os professores que queiram levar os problemas para suas salas de aula.
Abstract: The objective of this work was to analyze which elements of statistical literacy were developed with students of the 9th year of Middle School when making use of the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. The research, with a qualitative approach, had as participants 24 students from the 9th grade of Elementary School, from a public school in the north of Paraná. The research instrument consisted of six generative problems developed from the context of situations experienced and preferred by the students, in addition to being themes that proved to be relevant due to being of collective interest. The data produced were recorded through problem resolutions, audio recordings of students' group discussions, in addition to the teacher-researcher's field diary. The elements of statistical literacy were mobilized throughout the implementation of the generating problems, which enabled its development with the research participants. In addition, even in the face of difficulties, students used prior knowledge when solving problems, and made use of different strategies. In this way, the resolution of problems in this research allowed them to opine, debate and reach a consensus, with the teacher as a mediator in the teaching-learning process. The research generated a material as an educational product, aimed at teachers, entitled “Development of statistical literacy through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving and Statistics that were used in the research and general guidelines for teachers who want to take the problems to their classrooms are made available.
Descrição: Acompanha: Desenvolvimento da literacia estatística através da resolução de problemas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32183
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaoproblemasliteraciaestatistica.pdf5,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
resolucaoproblemasliteraciaestatistica_produto.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons