Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32282
Título: Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTS
Título(s) alternativo(s): The teaching of science in bilingual education for deafness: a proposal based on STS education
Autor(es): Lima, Alice Eulália de Oliveira
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Ciências - Estudo e ensino
Educação bilíngüe
Estudantes surdos
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Sustentabilidade
Lingua brasileira de sinais
Science - Study and teaching
Education, Bilingual
Deaf students
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Sustainability
Data do documento: 3-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LIMA, Alice Eulália de Oliveira. Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTS. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta para o Ensino de Ciências com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos surdos, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de maneira acessível, por intermédio de uma didática visual gestual. Nesse sentido, o material produzido teve como intuito contribuir para que a comunidade não ouvinte inserida em uma sala de aula compreenda e reflita sobre o impacto que a Sustentabilidade produz em sua dimensão ecológica, social, econômica, cultural e espacial. Assim, o plano de aula será adaptado para o ensino em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de um material elaborado por Fabri e Silveira (2018). Desse modo, a explanação do tema visa propiciar a acessibilidade de um assunto que possui interferência direta na vida da pessoa surda. A escolha de desenvolver uma proposta bilíngue de ensino especializado para surdos ocorreu devido a esta metodologia de ensino ser propícia para atender esses alunos de forma diferenciada e igualitária, de acordo com a sua condição, seja ela física ou cognitiva. Diante disso, a abordagem metodológica é qualitativa de natureza interpretativa. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes documentos: fotos, vídeos, materiais produzidos por outros professores bilíngues e os registros da pesquisadora, que irão se concretizar no formato de um livro digital (E-book) e em videoaulas. Consequentemente, os professores que têm acesso a esse conteúdo podem aproveitar essas estratégias metodológicas visuais elencadas, a fim de promover, para os alunos surdos, um conhecimento crítico e científico.
Abstract: This study aims to present a proposal for Science Education with a focus on Science, Technology, and Society (STS) for deaf students, aiming for Scientific and Technological Literacy (STL) in an accessible way. The lesson plan will be adapted for teaching in Brazilian Sign Language (Libras) from material developed by FABRI and SILVEIRA (2018). The explanation of the theme aims to provide accessibility to a subject that has a direct impact on the life of the deaf individual, in which many times they are excluded from such information and are unaware of the events. The choice to develop a bilingual proposal for specialized teaching for the deaf was due to this teaching methodology being suitable for meeting these students in a differentiated and equal way, according to their physical or cognitive conditions. The methodological approach will be qualitative and interpretive in nature. For data collection, the following techniques will be used: photos, videos, materials produced by other bilingual teachers, and the researcher's records, which will be materialized in the format of a digital book (e-book) and video lessons. It is expected to contribute to the understanding and reflection of the impact of Sustainability on its ecological, social, economic, cultural, and spatial dimensions for the non-hearing community in a classroom. As a consequence of this, it is hoped that teachers who have access to this material can develop visual methodological strategies in order to promote critical and scientific knowledge to deaf students.
Descrição: Acompanha produção técnica: Ensino de ciências na educação bilíngue para surdos: proposta a partir da educação CTS
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32282
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sustentabilidadesurdoscts.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sustenbilidadesurdoscts_produto.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons