Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32454
Título: Aplicação da ferramenta ciclo PDCA na gestão de viagens corporativas de uma logtech brasileira
Título(s) alternativo(s): Application of the cycle PDCA tool in the corporate travel management of a brazilian logtech
Autor(es): Mota, Matheus Moraes
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Controle de qualidade
Controle de processo
Viagens de negócios
Quality control
Process control
Business Travel
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MOTA, Matheus Moraes. Aplicação da ferramenta ciclo PDCA na gestão de viagens corporativas de uma logtech brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Em busca do diferencial competitivo, as empresas no cenário atual precisam estar aptas a mudanças e avanços em seus processos. Uma das estratégias para se melhorar nesse quesito é o uso de ferramentas da qualidade em processos empresariais, que auxiliam no acompanhamento de uma possível solução para um determinado problema. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo apresentar uma aplicação de uma ferramenta da qualidade, o Ciclo PDCA, em um processo de viagens corporativas, que inicialmente foi notificado com diversos problemas, como falta de padronização e controle. Quanto ao método, tratou-se de um Estudo de caso, por descrever, de forma analítica, o desenvolvimento e aplicação de uma Política de Viagens. Dos resultados obtidos, houve a padronização e controle de gastos de viagens corporativas, gerando uma redução de 25% nas despesas dos mesmos. Concluindo assim que uma ferramenta de qualidade, como o Ciclo PDCA, presente neste respectivo estudo, é eficaz em qualquer tipo de atividade ou processo de uma organização.
Abstract: In search of a competitive advantage, companies in the current scenario need to be able to change and advance their processes. One of the strategies to improve in this regard is the use of quality tools in business processes, which help in monitoring a possible solution to a given problem. In this sense, the present work aimed to present an application of a quality tool, the PDCA Cycle, in a corporate travel process, which was initially warned with several problems, such as lack of standardization and control. As for the method, it was a case study, for describing, in an analytical way, the development and application of a Travel Policy. From the results obtained, there was standardization and control of corporate travel expenses, generating a 25% reduction in their expenses. Thus, concluding that a quality tool is effective in any type of activity or process of an organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32454
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaopdcaviagemcorporativa.pdf999,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons