Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32527
Título: Proposta didática para o fenômeno físico-químico da adsorção usando experimentação como estratégia de ensino
Título(s) alternativo(s): Didactic proposal for the physicochemical phenomenon of adsorption using experimentation as a teaching strategy
Autor(es): Nodari, Diego
Orientador(es): Pires, Emerson Luis
Palavras-chave: Ensino
Adsorção
Química
Teaching
Adsorption
Chemistry
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NODARI, Diego. Proposta didática para o fenômeno físico-químico da adsorção usando experimentação como estratégia de ensino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: Considerando que os processos poluidores da contemporaneidade causam diversos problemas ambientais, existe a necessidade de serem utilizados processos físico-químicos que minimizem os impactos causados pelas atividades humanas. Um desses processos é a adsorção, a qual pode ser aplicada no tratamento de água e também de gases reduzindo as taxas de contaminantes lançados no meio ambiente. Considerando a relevância do fenômeno de adsorção, esta proposta didática visou articular conceitos teóricos e o cotidiano dos estudantes por meio da problematização e experimentação envolvendo o fenômeno físico-químico da adsorção como abordagem temática. Foi elaborado um manual de atividades seguindo como aporte metodológico o Ensino por Investigação. O material foi testado junto à um grupo de ingressantes em um curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina de química geral experimental com o intuito de verificar a qualidade do material na mediação de conceitos físico-químicos propostos. Para esse fim, as atividades realizadas pelos participantes foram analisadas e discutidas quanto ao seu conteúdo e alinhamento com os objetivos do manual. Como resultados, foi apresentada a descrição analítica do material didático preparado, as impressões dos participantes e a respostas dos mesmos quando aos conhecimentos mediados. Como considerações finais, trazemos a reflexão de que uma abordagem de ensino experimental e investigativa se apresenta como estratégia relevante no Ensino de Química e que os estudantes apreenderam diversos conceitos mobilizado nas atividades e conseguiram estabelecer relações entre o fenômeno de adsorção e o seu cotidiano.
Abstract: Considering that contemporary polluting processes cause several environmental problems, there is a need to use physical-chemical processes that minimize the impacts caused by human activities. One of these processes is adsorption, which can be applied in the treatment of water and also gases, reducing the rates of contaminants released into the environment. Considering the relevance of the phenomenon of adsorption, this didactic proposal aimed to articulate theoretical concepts and the daily life of students through problematization and experimentation involving the physical- chemical phenomenon of adsorption as a thematic approach. An activities manual was prepared following Teaching by Investigation as a methodological contribution. The material was tested with a group of freshmen in a Chemistry Licentiate course in the context of a general experimental chemistry discipline in order to verify its qualities in the mediation of proposed physical-chemical concepts. To this end, the activities carried out by the participants were analyzed and discussed regarding their content and alignment with the objectives of the manual. As a result, an analytical description of the prepared didactic material, the impressions of the participants and their responses to the mediated knowledge was presented. As final considerations, we bring the reflection that an experimental and investigative teaching approach is presented as a relevant strategy in Chemistry Teaching and that students apprehended several concepts mobilized in the activities and were able to establish relationships between the phenomenon of adsorption and their daily lives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32527
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostadidaticafenomenofisico.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons