Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVecchi, Bruno-
dc.date.accessioned2023-10-04T16:17:22Z-
dc.date.available2023-10-04T16:17:22Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationVECCHI, Bruno. O ideal de formação em um curso de licenciatura em física: as perspectivas de elaboradores do projeto pedagógico de curso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32612-
dc.description.abstractThe present paper aims to analyze and reflect about the ideals of formation of the Physics Undergraduate Teaching Program at UTFPR, considering the Pedagogical Content Knowledge (PCK) and the principles of those responsible for the elaboration of the Pedagogical Course Project (PPC). Based upon interviews with some members of the technical team that created this document, it is intended to analyze and discuss the perceptions and considerations regarding the Undergraduate course in Physics relating them with the goals of the course found in the Pedagogical Project of the Physics Undergraduate Teaching Program at UTFPR from 2012. From this paper perspective, different points of view can be observed when asked about the goals of this undergraduation course, leading to an understanding of the difficulties of consolidating an ideal for the elaboration of a university course and the power relations present in this elaboration, whether in relation to official government documents, or the National Curricular Guidelines or even the Laws of Guidelines and Bases of National Education, as well as those of the structuring body of the department responsible for the course. Even with and from these disparities of thoughts, it was possible to perceive a convergence of this team in the search for a transformative model of creation of pedagogical content knowledge (PCK), which aims to achieve the maximum potential in professional performance, generating a differentiated course. And constantly improving.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação - Planejamentopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de física - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamento - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Planningpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectCurriculum planning - Educationpt_BR
dc.titleO ideal de formação em um curso de licenciatura em física: as perspectivas de elaboradores do projeto pedagógico de cursopt_BR
dc.title.alternativeThe ideal of education in a physics undergraduate teaching program: the perspectives of the creators of the pedagogical course projectpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar e refletir sobre os ideais de formação do curso de Licenciatura em Física da UTFPR considerando o conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) e os princípios dos responsáveis pela elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Por meio de entrevistas com membros da equipe técnica de elaboração desse documento, pretende-se analisar e discutir as percepções e considerações quanto à formação em um curso de Licenciatura em Física relacionando-as com os objetivos do curso encontrados no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR do ano de 2012. A partir desse trabalho pode-se observar diferentes pontos de vista quando pautados os objetivos de formação do curso, levando a compreender as dificuldades de se consolidar um ideal para a elaboração de um curso universitário e as relações de poder presentes nessa elaboração, tanto em relação ao documento oficial governamental Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física, quanto às do próprio corpo estruturante do departamento responsável pelo curso. Mesmo com e a partir dessas disparidades de pensamentos, foi possível perceber uma convergência dessa equipe pela busca de um modelo transformativo de formação do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK), o qual visa obter o máximo do potencial na atuação profissional, gerando um curso diferenciado e em constante melhora.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee2Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
idealformacaolicenciatura.pdf247,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons