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Título: Ensino de Física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017
Título(s) alternativo(s): Physics teaching and science textbooks for elementary school: an analysis of the PNLD 2017 edict
Autor(es): Rabelo, Igo Levir Souza
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Base Nacional Comum Curricular
Ciências (Elementar) - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino
Livros didáticos
Ensino - Metodologia - Brasil
Science - Study and teaching (Elementary)
Physics - Study and teaching
Textbooks
Teaching - Methodology - Brazil
Data do documento: 27-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RABELO, Igo Levir Souza. Ensino de física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Neste trabalho, analisou-se o edital do Programa Nacional do Livro Didático de 2017, especificamente, a organização das obras de Ciências dirigidas ao Ensino Fundamental. Objetivou-se entender a aproximação das obras didáticas aprovadas aos pressupostos da BNCC, em particular, buscou-se evidências de encaminhamentos metodológicos destacados na Base, como o ensino por investigação. O interesse desta pesquisa deve-se à importância que o livro didático desempenha na formação dos alunos brasileiros e no trabalho docente e, também, pelo alto investimento que o governo faz no processo de elaboração e aquisição dessas obras. Empregou-se a análise documental como procedimento técnico para realizar a presente pesquisa. Como resultados, destaca-se que, do estudo realizado do edital do PNLD 2017, bem como da atualização de 2019 e do Guia Digital do livro didático, não se observou modificações e incorporações significativas nas obras. Além disso, a análise dos materiais pré BNCC permitiu entender a dimensão dos desafios existentes.
Abstract: In this work, we analyzed the announcement of the Brazilian National Textbook Program 2017, specifically, the organization of the science textbooks for elementary school. The aim was to understand the approach of the approved textbooks to the assumptions of the Common National Curricular Base (BNCC), in particular, it sought evidence of methodological approaches highlighted in the Base, such as teaching by investigation. The interest in this research is due to the importance that textbooks play in the education of Brazilian students and in the work of teachers, and also due to the high investment that the government makes in the process of preparation and acquisition of these works. The technical procedure used to carry out this research was documental analysis. As results, it is noteworthy that, from the study carried out of the Public Edict of the PNLD 2017, as well as the 2019 update and the Digital Guide of the textbook, it was not observed significant modifications and incorporations in the works. In addition, the analysis of the pre-BNCC materials allowed us to understand the dimension of the existing challenges.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32617
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