Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32620
Título: Melhoria da gestão de operações em uma empresa de manufatura do ramo do vestuário
Título(s) alternativo(s): Improving operations management in a clothing manufacturing company
Autor(es): Strapazon, Renan Guimarães
Orientador(es): Tondato, Rogério
Palavras-chave: Administração da produção
Serviços de consultoria
Vestuário - Indústria
Produtividade
Production management
Consulting firms
Clothing and dress - Industry
Productivity
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: STRAPAZON, Renan Guimarães. Melhoria da gestão de operações em uma empresa de manufatura do ramo do vestuário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: É sabido que uma boa gestão de operações tem grande influência nos resultados a curto, médio, e a longo prazo nos ganhos de uma organização, interferindo diretamente, e com significativa parcela, no desenvolvimento da mesma. Neste sentido, o modelo de atuação de consultoria pelo profissional em Engenharia de Produção se mostra como grande oportunidade de desenvolvimento de análises e estudos, e por consequência destas, de implementação de ferramentas, metodologias e técnicas aplicadas que facilitam o atingimento de resultados e das metas da empresa em foco. Assim sendo, o objetivo deste estudo é entender os impactos de uma consultoria de Engenharia de Produção, externa a organização, aplicada em uma empresa do ramo de vestuário. Tendo como meios, a implementação de diversas técnicas, ferramentas, e metodologias estudadas ao longo do curso, para que o estudo demonstre os ganhos em todos os setores da empresa. Dos resultados obtidos, constatou-se um aumento na capacidade produtiva da empresa, aumento de 60% do espaço físico disponível, diminuição de 95% dos atrasos na entrega dos pedidos, melhorias nas ferramentas de gestão, e aumento significativo no faturamento da empresa.
Abstract: It is known that good operations management has a great influence on the short, medium and long-term results of an organization's earnings, directly interfering, and with a significant portion, in its development. In this sense, the model of consultancy work by professionals in Production Engineering is shown to be a great opportunity for the development of analyzes and studies, and as a consequence of these, the implementation of tools, methodologies and applied techniques that facilitate the achievement of results and goals. of the company in focus. Therefore, the objective of this study is to understand the impacts of a Production Engineering consultancy, external to the organization, applied in a clothing company. Having as means, the implementation of several techniques, tools, and methodologies studied throughout the course, so that the study demonstrates the gains in all sectors of the company. From the results obtained, there was an increase in the company's production capacity, a 60% increase in available physical space, a 95% decrease in order delivery delays, improvements in management tools, and a significant increase in the company's revenue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32620
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaooperacoesoempresa.pdf5,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons