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Título: Análise comparativa entre o método empírico e o mecanístico (Medina)
Título(s) alternativo(s): Comparative analyses of the empirical and the mechanistic method (Medina)
Autor(es): Oliveira, Emerson Henrique Redede Mendes de
Orientador(es): Montezuma, Petrônio Rodrigo Mello
Palavras-chave: Pavimentos
Rodovias
Transporte rodoviário
Pavements
Roads
Transportation, Automotive
Data do documento: 15-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: OLIVEIRA, Emerson Henrique Redede Mendes de. Análise comparativa entre o método empírico e o mecanístico (Medina). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.
Resumo: Tratando de dimensionamento de pavimentos no Brasil costuma-se utilizar o método empírico de dimensionamento de pavimentos adotado pelo DNER em 1981, que se baseia nos resultados do ensaio de CBR (California Bearing Ratio). Desde então, foi desenvolvido o Método de Dimensionamento Nacional (Medina). O Medina é um método que combina abordagens mecânicas e empíricas, utilizando valores de módulo de resiliência e deformação permanente para estabelecer um processo de dimensionamento que leva em consideração o cálculo do estado de tensões e deformações na estrutura do pavimento. Para avaliar a eficácia desses métodos, foram comparados através do estudo de caso dois processos de dimensionamento com base na duplicação da rodovia BR-277/ PR, subtrecho: km 344 ao Km 350+200m no município de Guarapuava, com extensão de 6,2 km de forma a verificar qual o melhor método para ser utilizado na via de estudo. A comparação entre as estruturas de pavimento propostas revelou que o método mecanístico-empírico resultou em uma estrutura mais espessa e resistente. Isso se traduziu em menores índices de trincamento por fadiga no revestimento asfáltico e afundamento na trilha de roda.
Abstract: When it comes to pavement design in Brazil, it is common to use the empirical pavement design method adopted by DNER in 1981, which is based on the results of the California Bearing Ratio (CBR) test. Since then, the National Design Method (Medina) has been developed. Medina is a method that combines mechanical and empirical approaches, using values of resilience modulus and permanent deformation to establish a design process that takes into consideration the calculation of stresses and deformations in the pavement structure. To assess the effectiveness of these methods, a comparative study was conducted through a case study involving two design processes for the duplication of the BR-277 highway in the state of Paraná, Brazil, in the subsection from km 344 to km 350+200m in the municipality of Guarapuava, covering a distance of 6.2 km. To compare and determine which method is best suited for use on this specific road. The comparison between the proposed pavement structures revealed that the mechanistic-empirical method resulted in a thicker and more robust structure. This translated into lower levels of fatigue cracking in the asphalt pavement and rutting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33136
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