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Título: Aerodinâmica veicular aplicada a um protótipo da equipe Tuba Turbo
Título(s) alternativo(s): Vehicle aerodynamics Applied to a Tuba Turbo team prototype
Autor(es): Felipe, Vinicius Verlingue Almeida
Orientador(es): Salvo, Ricardo de Vasconcelos
Palavras-chave: Coeficiente de arraste
Simulação
Carenagem
Drag coefficient
Simulation
Fairing
Data do documento: 17-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FELIPE, Vinicius Verlingue Almeida. Aerodinâmica veicular aplicada a um protótipo da equipe Tuba Turbo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda a importância da análise aerodinâmica na otimização da carenagem do carro da equipe de eficiência energética do Tuba Turbo. O objetivo principal consiste em reduzir o coeficiente de arrasto, aprimorando assim o desempenho do veículo em competições. Inicialmente, foram realizadas simulações para determinar o coeficiente de arrasto da carenagem atual. Em seguida, propostas de melhorias foram desenvolvidas, focalizando principalmente a parte traseira do veículo, onde a recirculação de ar é mais significativa e impacta consideravelmente o coeficiente de arrasto. Através do uso de software, como o SolidWorks® para a modelagem das propostas de carenagem, o ANSYS® Fluent® para a geração da malha e simulação fluidodinâmica, e o ANSYS® CFDPOST™ para a análise dos resultados, foram conduzidas simulações para avaliar as variações no coeficiente de arrasto com as alterações propostas. Os principais resultados indicam que as três novas propostas de carenagem, com as modificações implementadas, apresentaram coeficientes de arrasto inferiores em comparação com a carenagem atual da equipe. A carenagem que obteve o menor coeficiente de arrasto registrou um valor de 0,0742.
Abstract: The present work addresses the importance of aerodynamic analysis in optimizing the aerodynamic shell of the Tuba Turbo energy efficiency team's car. The main objective is to reduce drag coefficient, thereby enhancing the vehicle's performance in competitions. Initially, simulations were conducted to determine the drag coefficient of the current aerodynamic shell. Subsequently, improvement proposals were developed, focusing primarily on the rear part of the vehicle, where air recirculation is most significant and significantly affects the drag coefficient. Using software such as SolidWorks® for modeling the aerodynamic shell proposals, ANSYS® Fluent® for mesh generation and fluid dynamics simulation, and ANSYS® CFDPOST™ for results analysis, simulations were performed to assess variations in the drag coefficient with the proposed changes. The key findings indicate that all three new aerodynamic shell proposals, with the implemented modifications, exhibited lower drag coefficients compared to the current team's aerodynamic shell. The aerodynamic shell that achieved the lowest drag coefficient recorded a value of 0.0742.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33545
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