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Título: Avaliação da atenuação das vibrações transmitidas do motor para o chassi de um veículo Baja utilizando isoladores de vibrações
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the attenuation of vibrations transmitted from the engine to the chassis of a baja vehicle using vibration isolators
Autor(es): Richtic, Gabriel Felipe
Orientador(es): Bratti, Giovanni
Palavras-chave: Automóveis - Projetos e construção
Engenharia de protótipos
Vibração
Análise modal
Automobiles - Design and construction
Prototypes, Engineering
Vibration
Modal analysis
Data do documento: 27-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RICHTIC, Gabriel Felipe. Avaliação da atenuação das vibrações transmitidas do motor para o chassi de um veículo Baja utilizando isoladores de vibrações. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reduzir a transmissibilidade de vibrações provenientes de um motor utilizado em veículos baja. Para isto, foram selecionados coxins, também chamados de suporte de apoio do motor, e determinada experimentalmente a sua rigidez dinâmica, através de ensaios de impactação. Após isto, foi realizada uma análise numérica do comportamento dinâmico do veículo com e sem coxim aplicado à base do motor. Após isto, ensaios experimentais, de impactação e da resposta vibratória do veículo, também foram conduzidos para validar as análises numéricas e verificar a redução de vibrações transmitidas à estrutura do veículo. Assim, com este trabalho, pôde-se observar que o coxim avaliado foi capaz de proporcionar uma redução média de 83,35% das vibrações transmitidas para o chassi. Espera-se que este trabalho auxilie equipes de baja em futuras etapas de préprojeto, possibilitando obter as características físicas de um coxim, projeto, permitindo o desenvolvimento de um modelo matemático confiável para realizações de análises modais e posteriormente ajustes no chassi e por fim, validação dos resultados obtidos durante a etapa de projeto através de ensaios de impactações e resposta harmônica na estrutura do veículo.
Abstract: The present work aims to reduce the transmissibility of vibrations originating from an engine used in baja vehicles. For this, engine mounts, also called engine support brackets, were selected and their dynamic stiffness was experimentally determined through bump tests. After this, a numerical analysis of the dynamic behavior of the vehicle was carried out with and without a engine mounts applied to the engine base. After this, experimental bump tests and the vehicle's vibration response were also conducted to validate the numerical analyzes and verify the reduction of vibrations transmitted to the vehicle structure. Thus, with this work, it was observed that the evaluated engine mounts was capable of providing an average reduction of 83.35% of vibrations transmitted to the chassis. It is expected that this work will assist baja teams in future pre-design stages, making it possible to obtain the physical characteristics of a engine mounts, project, allowing the development of a reliable mathematical model for carrying out modal analyzes and subsequently adjustments to the chassis and finally, validation of the results obtained during the design stage through bump tests and harmonic response on the vehicle structure.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33693
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