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Título: Plano de negócios para uma empresa no ramo alimentício de molho
Título(s) alternativo(s): Business plan for a sauce company in the food industry
Autor(es): Cuaglio, Giovanni Ponton
Orientador(es): Ribas, Carlos Alberto
Palavras-chave: Empreendedorismo
Planejamento de negócios
Molhos
Pimentão
Entrepreneurship
Business planning
Sauces
Bell pepper
Data do documento: 23-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CUAGLIO, Giovanni Ponton. Plano de negócios para uma empresa no ramo alimentício de molho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O setor de molhos de pimentão tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, trazendo consigo oportunidades promissoras para empreendedores. Considerando a demanda crescente por produtos culinários diversificados e de qualidade, investigou-se a viabilidade de introduzir no mercado um novo molho de pimentão. Com sede em Londrina, a proposta é desenvolver um produto exclusivo que atenda às expectativas dos consumidores, proporcionando um sabor autêntico e versátil para diversas receitas culinárias. Com o propósito de atingir esse objetivo, foi imperativo construir uma base teórica abrangente para a compreensão de todos os conceitos pertinentes a um Plano de Negócios. Além disso, todas as etapas envolvidas na elaboração de um Plano de Negócios foram devidamente realizadas. A abordagem desta pesquisa científica é quanti-qualitativa, com a coleta de dados provenientes de diversas fontes, incluindo estudos de outros autores, para embasar a criação do Plano de Negócios delineado neste trabalho, seguindo o modelo sugerido pelo Dolabela (O Segredo de Luiza) e SEBRAE. Assim, a análise do Plano de Negócios desenvolvido demonstrou que o empreendimento é financeiramente viável, tornando-se atrativo para investidores em potencial e proporcionando benefícios substanciais para seus clientes.
Abstract: The bell pepper sauce industry has experienced significant growth in the past few years, bringing promising opportunities for entrepreneurs. Considering the growing demand for diversified and quality culinary products, options for introducing a new pepper sauce in the market were investigated. Based in Londrina, the proposal is to develop an exclusive product that meets consumer expectations, providing an authentic and versatile flavor for various culinary recipes. In order to achieve this objective, it was imperative to build a comprehensive theoretical basis for understanding all concepts relevant to a Business Plan. Furthermore, all the initial steps for the Business Plan have been completed. The approach to this scientific research is quantitative-qualitative, with the collection of data from various sources, including studies from diferent authors, to support the creation of the Business Plan outlined in this work, following the model suggested by Dolabela (The Luiza Secret) and SEBRAE. Consequently, analysis of the developed Business Plan revealed that the enterprise is financially viable, making it attractive to potential investors and providing substantial benefits to its customers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33695
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