Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34549
Título: O ensino da matemática sob o enfoque da aprendizagem criativa na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The teaching of mathematics under the focus of creative learning in early childhood education
Autor(es): Paula, Georgete Cristiane Haas de
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Adição
Aprendizagem
Educação de crianças
Atividades criativas na sala de aula
Mathematics - Study and teaching
Addition
Learning
Early childhood education
Creative activities and seat work
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PAULA, Georgete Cristiane Haas de. O ensino da matemática sob o enfoque da aprendizagem criativa na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo lançar um olhar teórico-prático sobre o ensino da matemática nos anos iniciais, mais especificamente em uma turma de Infantil V, da rede pública de ensino da cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Muito se discute e debate acerca das necessidades e da importância de um ensino lúdico, embasado, atualizado e que proporcione aos alunos o pleno desenvolvimento criativo. Deste modo, analisou-se aqui, as possíveis contribuições da metodologia de aprendizagem criativa nas aulas de matemática. Como aporte teórico principal utilizou-se da espiral de aprendizagem criativa e das teorias que compõe esta forma de pautar o ensino. Levou-se em consideração o que dizem alguns documentos oficiais, como a LDB, a BNCC, o RCNEI, entre outros. Conceitos como o de micromundo também aparecem como suporte à metologia aqui proposta, estudada e analisada. Quanto à metodologia, é possível dizer que a abordagem é a qualitativa, a natureza figura-se como aplicada, os objetivos permeiam a pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação. Os resultados são positivos, uma vez que, os conceitos matemáticos propostos por meio da atividade da feira, foram alcançados. Os alunos puderam compreender as equivalências, a soma e o contexto social da feira.
Abstract: This research intents to take a theoretical-practical look at the teaching of mathematics in the early years, more specifically in a Kindergarten V class in the public school system of the city of Ponta Grossa, Paraná. Much is discussed and debated about the needs and importance of a playful, grounded, up-to-date teaching that provides students with full creative development. Thus, the possible contributions of the creative learning methodology in mathematics classes were analyzed here. As the main theoretical contribution, the creative learning spiral and the theories that make up this way of guiding teaching were used. We considered what some official documents say, such as the LDB, the BNCC, the RCNEI, among others. Concepts such as the microworld also appear as support for the methodology proposed here, studied and analyzed. As for the methodology, it is possible to say that the approach is qualitative, the nature is applied, the objectives permeate the descriptive research, as for the procedures, it is action research. The results are positive, since the mathematical concepts that were proposed through the activity of the fair were achieved. The students were able to understand the equivalences, the sum, and the social context of the fair.
Descrição: Acompanha produção técnica: Manual CRIEM PG UTFPR
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34549
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicaaprendizagemcriativa.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinomatematicaaprendizagemcriativa_produto.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons