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Título: Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma análise de propostas de atividades experimentais
Título(s) alternativo(s): Modern and contemporary physics in high school: an analysis of experimental proposals
Autor(es): Bajerski, Leonardo
Orientador(es): Lenz, Jorge Alberto
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Física - Experiências
Aprendizagem experimental
Educação - Metodologia
Physics - Study and teaching
Physics - Experiments
Experiential learning
Education - Methodology
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BAJERSKI, Leonardo. Física moderna e contemporânea no ensino médio: uma análise de propostas de atividades experimentais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise de propostas experimentais de física moderna e contemporânea para o ensino médio. Objetivando investigar elementos que possam contribuir ou desestimular sua utilização, de modo a proporcionar uma reflexão do modo de construção das propostas experimentais. Nesta verificação foram consultados os principais periódicos de divulgação de pesquisas em ensino de física (Portal de Periódicos Capes e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física – CBEF) durante os anos de 2012 e 2022. Ademais, foi utilizado o livro “Física Moderna Experimental” 2.d de Marisa Almeida Cavalcante e Cristiane R, C. Tavolaro para análise e comparação com as propostas obtidas nos periódicos. Como critério de análise foram contabilizados os conteúdos abordados, metodologia, materiais utilizados, procedimento de montagem, tempo de realização, matéria de apoio, aspectos qualitativos, discussão em grupos, aspectos motivacionais, considerações dos estudantes e se a proposta foi aplicada. Estes critérios foram definidos utilizando o trabalho “Guia de Laboratório Tradicional e Aberto em Física Fundamental” de Guridi e Islas. Também foram utilizados os obstáculos mais frequentemente relatados por professores no momento da aplicação dos experimentos em sala de aula. O diagnóstico apresentou que existem uma pequena quantidade de propostas experimentais de física moderna realizadas nos últimos anos, apenas uma proposta foi aplicada em sala de aula, predomínio da utilização de materiais de baixo custo, uma buscam de abordar aspectos qualitativos e não apenas quantitativos, uma pequena quantidade de materiais de apoio disponíveis e uma falta de clareza com relação a metodologia. Com relação aos conteúdos mais abordados, o efeito fotoelétrico é o mais presente seguido por radiação. Consequentemente, é possível visualizar a necessidade de um aperfeiçoamento das propostas experimentais e utilizar de livros ou guias como forma de auxílio é provável de uma proposta mais vantajosa. Portanto, tais brechas presentes nas propostas podem levar a uma diminuição da aplicação de experimentos de física moderna em sala de aula pelos professores.
Abstract: This paper presents an analysis of experimental proposals for modern and contemporary physics for high school. The aim is to investigate elements that may contribute or discourage their use, in order to provide a reflection on the way experimental proposals are constructed. In this verification, the main journals for the dissemination of research in physics teaching (Portal de Periódicos Capes and Caderno Brasileiro de Ensino de Física – CBEF) were consulted during the years 2012 and 2022. Furthermore, the book “Experimental Modern Physics” 2.d by Marisa Almeida Cavalcante and Cristiane R, C. Tavolaro was used for analysis and comparison with the proposals obtained in the journals. As analysis criteria were accounted for the contents addressed, methodology, materials used, assembly procedure, time of realization, supporting material, qualitative aspects, group discussion, motivational aspects, students’ considerations, and whether the proposal was application. These criteria were defined using the work “Guide to Traditional and Open Lab in Fundamental Physics” by Guridi and Islas. Also, the obstacles most frequently reported by teachers when applying experiments in the classroom were used. The diagnosis showed that there are a small number of experimental proposals for modern physics carried out in recent years, only one proposal was applied in the classroom, a predominance of the use of low-cost materials, an attempt to address qualitative aspects and not only quantitative ones, a small amount of support materials available, and a lack of clarity regarding methodology. With respect to the most addressed content, the photoelectric effect is the most present, followed by radiation. Consequently, it is possible to see the need for improvement in the experimental proposals and the use of books or guides as a form of help is likely to be a more advantageous proposal. Therefore, such gaps in the proposals may be leading to a decrease in the application of modern physics experiments in the classroom by teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34772
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