Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3538
Título: Elementos valorizados por professores de matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da álgebra
Título(s) alternativo(s): Elements valorized by mathematics teachers in the elaboration and implementation of exercises in the context of algebra
Autor(es): Vieira, Anna Flávia Magnoni
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Álgebra - Problemas, questões, exercícios
Professores de matemática
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
Algebra - Examinations, questions, etc
Mathematics teachers
Student teaching
Data do documento: 3-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VIEIRA, Anna Flávia Magnoni. Elementos valorizados por professores de matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da Álgebra. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: No presente estudo investigamos elementos valorizados por professores de Matemática, em momentos de elaboração e implementação de tarefas no contexto da Álgebra. Para o desenvolvimento, a pesquisadora participou de encontros de estudos e acompanhou as aulas de participantes de um grupo de estudos em andamento desde 2013. Os dados para esta pesquisa foram coletados em encontros realizados em 2017, período em que o grupo contou com a participação de cinco professores que trabalhavam em escolas públicas. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações, o diário de campo, gravações de áudio dos encontros do grupo, registros escritos realizados pelos professores envolvidos e a produção escrita dos alunos advinda da implementação das tarefas. A análise realizada foi qualitativa de cunho interpretativo e teve como pressupostos teóricos aspectos relacionados ao trabalho com tarefas em aulas de Matemática, em articulação com pressupostos para o Ensino da Álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental. Foram identificados os seguintes elementos valorizados pelos professores nesse processo: a constituição de um ambiente oportuno para aprendizagem matemática; a manutenção do nível de demanda cognitiva das tarefas e a atribuição de significados à linguagem algébrica.
Abstract: In the present study we have investigated elements valued by Mathematics teachers, in moments of elaboration and implementation of exercises in the context of Algebra. For the development, the researcher participated in study meetings and followed the classes of participants of a group of studies in progress since 2013. Data for this research were collected in meetings held in 2017, during which time the group had the participation of five teachers who worked in public schools. The field diary, audio recordings of the group meetings, written records by the teachers involved and the students' written output from the implementation of the exercises were used as instruments for gathering information. The analysis was qualitative of an interpretative nature and had as theoretical presuppositions aspects related to the work with exercises in Mathematics classes, in articulation with assumptions for the Teaching of Algebra in the final years of Elementary School. The following elements were identified by the teachers in this process: the constitution of a suitable environment for mathematical learning; the maintenance of the level of cognitive demand of the exercises and the attribution of meanings to the algebraic operations.
Descrição: Acompanha: Uma proposta de tarefas com potencial para atribuição de significado em álgebra
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3538
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Vieira_Anna Flávia Magnoni_2018.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Vieira_Anna Flávia Magnoni_2018_1.pdf516,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons