Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3805
Título: Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP: construção de cenários para o ensino de surdos
Título(s) alternativo(s): SENAI Methodology of Professional Education - MSEP: construction of scenarios for teaching deaf people
Autor(es): Urban, Juliane Retko
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Surdos - Educação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Educação inclusiva
Ensino profissional
Deaf - Education
Teaching - Methodology
Learning
Inclusive education
Professional education
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: URBAN, Juliane Retko. Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP: construção de cenários para o ensino de surdos. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Pautada nos princípios básicos da Constituição Federal de 1988, que possui como um dos pilares o direito, a igualdade de todos perante a lei e a diminuição das desigualdades entre as pessoas, objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP), tendo como foco as estratégias de ensino e aprendizagem para a comunidade discente surda. Tal proposta teve como base que o processo de inclusão de pessoas com deficiência, acontece em todos os meios e inicia-se na maioria das vezes com a educação formal. Nesse sentido, a presença de alunos surdos, que frequentam os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tem-se tornado significativa a cada dia. A partir dessa circularidade, a questão norteadora que se fez presente neste trabalho foi: a Metodologia SENAI de Educação Profissional estabelece estratégias de ensino e aprendizagem voltada para a comunidade surda? Os alicerces desta pesquisa centraram-se nos princípios de uma pesquisa aplicada, com enfoque qualitativo, fundamentada nos princípios basilares de um estudo de caso. A população em estudo contou com 16 participantes, entre alunos, professores, pedagogos e intérpretes vinculados às unidades SENAI de Ponta Grossa e Londrina. Para a coleta de dados, utilizou-se de uma entrevista estruturada, alicerçada nos objetivos específicos. A estruturação das entrevistas, quanto à formulação das questões, seguiram-se os parâmetros de Vieira (2009), a organização dos dados e a análise seguiram os indicativos de Bardin (2011). Os dados obtidos conduziram para o entendimento de que os professores recebem a informação que terão alunos surdos e, durante o decorrer do curso, existe a preocupação com seu aprendizado. Porém, lacunas emergiram das entrevistas realizadas com os alunos surdos matriculados na instituição, na qual se destacou a dificuldade em relação aos conteúdos teóricos, explicações rápidas, slides com texto e poucas imagens. Pedagogas e intérpretes ressaltam a importância da utilização de materiais com imagens, para, assim, facilitar o entendimento do conteúdo pelo aluno surdo. O destaque no processo de inclusão foi à presença da intérprete e o respeito com o tempo de aprendizagem de cada aluno. Destaca-se a necessidade de um planejamento das atividades, dos recursos didáticos e metodológicos diferenciados para serem utilizados com os surdos nas aulas teóricas. Ao assim entender, elaborou-se um produto educacional que possui um potencial de estímulos voltados ao processo de ensino e de aprendizagem do aluno surdo, elaborado a partir dos pressupostos do ensino de surdos, no qual as imagens ajudam no entendimento dos conteúdos, sendo o aluno incentivado a participar de dinâmicas e jogos para reforçar a compreensão.
Abstract: Based on the basic principles from the Federal Constitution of 1988, which has as one of its pillars the right to equality of all according to the law and the decrease of inequalities among people, this study aimed to evaluate the SENAI Methodology of Professional Education (MSEP), according to the process of teaching and learning for the Deaf student community. This proposal was based on the fact that the process of inclusion of people with disabilities, happens in all the means and initiates in the majority of the times with education. In this sense, the presence of deaf students who attend the vocational courses offered by the National Industrial Apprenticeship Service (SENAI) has become significant each day. Thus, from this circularity, the guiding question that was present in this work was: is the SENAI Methodology of Professional Education adequate for the deaf community in the context of teaching and learning? The foundations of this research centered on the principles of applied research, with a qualitative focus, based on the basic principles of a case study. The study had 16 participants, including students, teachers, pedagogues and interpreters linked to the SENAI units of Ponta Grossa and Londrina. For the data collection, we used a structured interview, based on the specific objectives. For the structure of the interviews, regarding the formulation of the questions, the parameters of Vieira (2009) were followed. The organization of the data and the analysis followed the indications by Bardin (2011). The data obtained led to the understanding that the teachers receive the information that deaf students would be enrolled during the course and there was a concern about their learning. However, gaps emerged from interviews with the deaf students enrolled at the institution, highlighting the difficulty regarding theoretical content, quick explanations, slides with text and few images. Pedagogues and interpreters emphasize the importance of using materials with images in order to facilitate the understanding of the content by the deaf student. The highlight in the inclusion process was the presence of the interpreter and respect for each student's learning time. In conclusion, it is necessary to plan the activities and differentiate the didactic and methodological resources to be used with the deaf students in the theoretical classes. In this way, an educational product has been developed that has a potential of stimuli focused on the teaching and learning process of the deaf student, elaborated from the assumptions of the teaching of the deaf, in which the images help in the understanding of the contents, leading to the student’s motivation to participate in activities and games to enhance their understanding.
Descrição: Acompanha produção técnica (com mesmo título)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3805
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Urban, Juliane Retko_2018.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Urban, Juliane Retko_2018_1.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.