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Título: Professoras dos anos iniciais em práticas de modelagem matemática
Título(s) alternativo(s): Practices of teachers from the initial years of elementary school in mathematical modeling activities
Autor(es): Gomes, Joice Caroline Sander Pierobon
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Professores - Formação
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Mathematical models
Teachers, Training of
Data do documento: 14-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Professoras dos anos iniciais em práticas de modelagem matemática. 2018. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Embora pesquisas voltadas ao âmbito da Educação Matemática apresentem discursos de apologia à inserção da Modelagem em práticas pedagógicas dos professores de Matemática, isso tem ocorrido de maneira vagarosa quando centralizamos essas pesquisas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Existem na comunidade de Educação Matemática, pesquisadores que associam essa condição à necessidade de inserir os professores, em especial os polivalentes, em contextos de formação, que efetivamente os habilitem a incorporar essa tendência em suas práticas de sala de aula. Neste sentido, apresentamos um estudo sobre a formação de professores em Modelagem Matemática a partir do desenvolvimento de atividades em um grupo com características colaborativas intitulado GEAMAI. A partir de três etapas de formação - planejamento, ação e reflexão - buscamos investigar como professoras dos anos iniciais lidam com atividades de Modelagem Matemática em sua prática nas diferentes etapas de formação continuada em um grupo colaborativo Para isso, foram desenvolvidas três atividades de Modelagem Matemática no âmbito da formação dessas professoras. As informações que subsidiam nossas análises foram coletadas durante doze encontros no GEAMAI e quatro ações desenvolvidas em diferentes turmas dos anos iniciais por meio de produções escritas, gravações em áudio e vídeo e questionários, caracterizando a pesquisa enquanto qualitativa. Posteriormente, estas gravações foram transcritas das quais selecionamos excertos para análise. Para as etapas de formação analisadas buscou-se apresentar reflexões para as questões norteadoras advindas da questão geral da pesquisa (Como professoras dos anos inicias lidam com atividades de Modelagem Matemática em suas práticas quando planejadas em um grupo colaborativo?). Com uso da metodologia ÁRVORE DE ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS e LINHAS NARRATIVAS (SPINK 2010, 2013) buscamos interpretações que revelaram, entre outras coisas, que as práticas pedagógicas das professoras participantes apresentavam indícios de práticas consideradas tradicionalistas, mas que ao vivenciar este modelo de formação, um movimento de ruptura com o modelo tradicional de ensino da Matemática foi instaurado, dando espaço a uma disposição à adoção da Modelagem Matemática em suas práticas de sala de aula. Assim, a partir das análises realizadas evidenciamos que o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática contribuiu para a formação das professoras na prática de sala de aula, quando planejadas em colaboração, pois, as professoras ressignificaram conceitos matemáticos e tiveram a oportunidade de aprender e isso se mostrou evidente à medida que estas professoras participaram das etapas de formação e vivenciaram o planejamento, a ação e a reflexão das atividades de maneira colaborativa. Assim puderam trocar experiências significativas em sua formação em Modelagem Matemática. Como produto educacional, fruto desta pesquisa, propomos um material que possa servir de apoio às professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que queiram desenvolver Modelagem Matemática em suas práticas.
Abstract: Although researches aimed at the scope of Mathematics Education present discourses of apology to the insertion of Modeling into the pedagogical practices of Mathematics teachers, it has been occurred slowly when we centralize these researches to the early years of Elementary Education. There are, in the Mathematics Education community, researchers who associate this condition with the need to insert teachers, especially the multipurpose ones, in training contexts, that effectively enable them to incorporate this tendency into their classroom practices. In this sense, we present a study about the formation of teachers in Mathematical Modeling from the development of activities in a group with collaborative characteristics entitled GEAMAI. From three stages of formation - planning, action and reflection - we seek to investigate how teachers from early basic education deal with Mathematical Modeling activities in their practice in the different stages of a continuing education in a collaborative group. Therefore, three activities of Mathematical Modeling in the context of the training of these teachers were developed. The informations that support our analysis were collected in the course of twelve meetings at GEAMAI and four actions developed in different classes of the early year’s education through written productions, audio and video recordings and questionnaires, characterizing as a qualitative research. Subsequently, these recordings were transcribed from which we selected excerpts for analysis. For the training steps analyzed, we sought to present reflections about the guiding questions arising from the general research question (How do early- education teachers deal with Mathematical Modeling activities in their practices when planned in a collaborative group?). Using the Tree of Association of Ideas and narrative lines methodology (SPINK 2010, 2013) we sought interpretations that revealed, among other things, that the pedagogical practices of the participating teachers presented signs of practices that are considered traditionalists, but when experiencing this model of formation, a breaking point of the traditional model of mathematics teaching was introduced, giving room to a disposition to adopt the Mathematical Modeling in their classroom practices. Thus, from the analysis that were carried out we emphasize that the development of Mathematical Modeling activities contributed to the formation of the teachers in the classroom practice, when planned in collaboration, since teachers re-signified mathematical concepts and had the opportunity to learn, evidently as these teachers participated in the training stages and experienced the planning, action and reflection of the activities in a collaborative way. In this way, they could exchange significant experiences in their training in Mathematical Modeling. As an educational product, result of this research, we propose a material that can serve as a support for teachers of the early years of Elementary Education who want to develop the Mathematical Modeling in their practices.
Descrição: Acompanha: Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas possibilidades
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3901
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

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