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dc.creatorDoneze, Iara Souza-
dc.date.accessioned2019-06-07T18:13:02Z-
dc.date.available2019-06-07T18:13:02Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationDONEZE, Iara Souza. A construção de tarefas de análise da produção escrita para o ensino e a aprendizagem de matemática. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4106-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de matemáticapt_BR
dc.description.abstractThis paper is based on the research carried out within the framework of the GEPEMA - Group of Studies and Research in Mathematical Education and Assessment of the State University of Londrina, more specifically in the work carried out by Santos (2014) which presents the Written Production Analysis as a Teaching Strategy. The work by Santos (2014) inspired the research of Cardoso (2017) which presented the first possibilities to conceive Written Production Analysis as an opportunity of teach math in the classroom environment. Subsequently, studies led to a new possibility which was referred to as Writing Production Analysis Tasks (PEREIRA; DONEZE; DALTO, 2018). In this bias, with the character of a qualitative investigation, this research aims to analyze the process of construction of Written Production Analysis Tasks, as well as to characterize this process. The data to be analyzed emerged of the tasks developed by Undergraduates and Teachers who teach Mathematics in a course about Written Production Analysis Tasks. After analysis, it was found that the existence or not of experience at the time of the construction of the tasks became irrelevant, on the other hand it sketched the motivation in choosing the content of task. At the end it was possible to characterize substantially of Written Production Analysis Tasks, as an action whose progressivity in its elaboration leads to a practice of interaction and reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleA construção de tarefas de análise da produção escrita para o ensino e a aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe construction of written production analysis tasks for teaching and learning of mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa alicerçou-se em pesquisas realizadas no âmbito do GEPEMA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação da Universidade Estadual de Londrina, mais especificadamente no trabalho realizado por Santos (2014), que contempla a Análise da Produção Escrita como Estratégia de Ensino. As ideias expostas por Santos (2014) fundamentaram a pesquisa de Cardoso (2017), a qual apresentou as primeiras possibilidades de se conceber a Análise da Produção Escrita como oportunidade de Ensino no ambiente de sala de aula. Subsequentemente, estudos posteriores conduziram para uma nova possibilidade que passou a ser denominada de Tarefas de Análise da Produção Escrita (PEREIRA; DONEZE; DALTO, 2018). Neste viés, sob o cunho de uma investigação qualitativa, esta pesquisa objetiva analisar o processo de construção de Tarefas de Análise da Produção Escrita, bem como caracterizar tal processo. Os dados analisados emergiram de tarefas desenvolvidas por Graduandos e Professores que ensinam matemática, em um curso sobre Tarefas de Análise da Produção Escrita. Em busca de o objetivo ser atingido, constatou-se que a existência ou não de experiência no momento da construção das tarefas se fez irrelevante, por outro lado, esboçou sentido quanto à motivação na escolha do conteúdo. Ao final, foi possível caracterizar substancialmente Tarefas de Análise da Produção Escrita, como uma ação, cuja a progressividade em sua elaboração conduz a uma prática de interação e reflexão.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0085523590854019pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2Pires, Magna Natalia Marin-
dc.contributor.referee3Elias, Henrique Rizek-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
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