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Título: Aprendizagem das funções polinomiais do 1° e 2° grau mediada pelo jogo "Trilha matemática criptografada" : uma abordagem sob a perspectiva vygotskyana
Autor(es): Santos, Solange Mariano da Silva
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Psicologia da aprendizagem
Jogos educativos
Mathematics - Study and teaching
Functions
Learning, Psychology of
Educational games
Data do documento: 10-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Solange Mariano da Silva. Aprendizagem das funções polinomiais do 1° e 2° grau mediada pelo jogo "Trilha matemática criptografada": uma abordagem sob a perspectiva vygotskyana. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar de que forma o jogo de tabuleiro “Trilha Matemática Criptografada”, aplicado a alunos do 1º ano do Ensino Médio, de um Colégio Estadual da região norte do Paraná, pode contribuir para a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa; os dados foram obtidos por meio de registros escritos dos alunos e, ainda, de gravações de áudio e imagem. Utilizou-se a fundamentação teórica da taxonomia de Bloom na organização analítica desses dados e, na sequência, apresentou-se a interpretação dos resultados a partir do referencial Vygotskyano. Ao se comparar os resultados da tarefa pré-jogo, que consistia em verificar o nível do desenvolvimento real dos alunos em relação aos conteúdos de funções polinomiais do 1º e 2º grau, com o resultado da tarefa pós-jogo, percebeu-se um avanço nos processos de aprendizagens e desenvolvimento dos participantes dessa pesquisa.Com isso, o jogo como um instrumento mediador do conhecimento criou uma situação que proporcionou uma zona de desenvolvimento proximal nos alunos, permitiu verificar o nível de desenvolvimento potencial deles, isto é, a capacidade que eles tinham de desempenhar tarefas com a ajuda dos colegas. Além de enfatizar o desenvolvimento afetivo e emocional, devido ao seu aspecto lúdico, o que auxiliou no gosto pelo aprender e pela busca do conhecimento. Os resultados apresentam indícios de que esse jogo oportunizou a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau, ao permitir a interação dos alunos por meio do ato mediado; ademais, contribuiu para a formação de atitudes sociais, além de ter proporcionado um ambiente agradável e atraente para a aprendizagem matemática.
Abstract: This study aimed to investigate how the board game “Encrypted Mathematical Trail” applied to students of the 1st year of high school, from a State College of the northern region of Paraná, can contribute to the learning of the polynomial functions of the 1st and 2nd degree. The research had a qualitative approach, the data were obtained through students written records, and also audio and image recordings. The theoretical basis of Bloom's taxonomy was used in the analytical organization of these data. Interpretation of the results is based on the Vygotskyan framework. When comparing the results of the pre-game task, which consisted of verifying the level of the students' real development in relation to the contents of polynomial functions of the 1st and 2nd degree, with the result of the post-game task, an advance was noticed. in the learning and development processes of the participants of this research. As a result, gambling as a knowledge mediator created a situation that provided students with a proximal development zone, allowing them to verify their level of potential development, that is, their ability to perform tasks with the help of their peers. Besides emphasizing the affective and emotional development, due to its playful aspect, which helped in the taste for learning and the pursuit of knowledge. The results show that this game allowed the learning of the polynomial functions of the 1st and 2nd degree, allowing the interaction of the students through the mediated act; in addition, contributed to the formation of social attitudes, besides providing a pleasant environment and Attractive for math learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4562
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