Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5053
Título: Formação inicial de professores de química: contribuições de um curso de história da radioatividade
Título(s) alternativo(s): Initial formation of chemistry teachers: contributions from a history of radioactivity course
Autor(es): Zapateiro, Gean Aparecido
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Ciência - História
Material didático
Jogos educativos
Professores - Formação
Radioatividade
Science - History
Educational games
Teachers, Training of
Radioactivity
Data do documento: 5-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ZAPATEIRO, Gean Aparecido. Formação inicial de professores de química: contribuições de um curso de história da radioatividade. 2020. 300 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi propor e aplicar um curso a partir da utilização de recursos didáticos (Jogo Didático, Livro Paradidático e Jornal Informativo) fundamentado na História da Ciência, a fim de verificar as contribuições para formação de licenciandos em Química. Os participantes da pesquisa foram estudantes de um curso de Licenciatura em Química, integrantes do Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública do norte do Paraná. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, e os procedimentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e ficha de avaliação. O método de tratamento e organização dos resultados foi realizado pela análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Realizou-se a aplicação e avaliação dos recursos didáticos(Jogo Didático e Livro Paradidático), e a entrevista para verificar a contribuição do curso. Os resultados indicam que apesar dos licenciandos estarem commetade da graduação concluída, ainda não tiveram a abordagem de História da Ciência e nem o conteúdo de radioatividade nas disciplinas. Desta forma,o curso de formação docente possibilitou aos participantes vivenciarem e conhecerem diferentes recursos didáticos de ensino,fundamentado na História da Ciência, oportunizando-os a refletirem e opinarem sobre a importância de utilizá-los no ensino de química. A participação dos licenciandos foi importante pois tiveram seu primeiro contato como avaliadores de materiais didáticos. Deste modo,o curso lhes proporcionou visualizar a relação entre a teoria e a prática, assim como vislumbrar a utilização dos recursos em sala de aula.Os produtos educacionais(Curso, Jogo Didático, Livro Paradidático e Jornal Informativo), frutos deste trabalho, poderão contribuir para que licenciandos e professores de Química trabalhem com a abordagem do conteúdo de radioatividade, fundamentado na História da Ciência.
Abstract: The objective of this research was to propose and apply a course based on the use of didactic resources (Didactic Game, Paradidactic Book and Informative Journal) based on the History of Science, in order to verify the contributions to the formation of undergraduate students in Chemistry. The research participants were students of a Chemistry Degree course, members of the Pedagogical Residency Program of a public university in the north of Paraná. The research followed a qualitative approach, and the procedures for data collection were semi-structured interviews and an evaluation form. The method of treatment and organization of results was performed by content analysis, according to Bardin (2011). The didactic resources were applied and evaluated (Didactic Game and Paradidactic Book), and the interview was carried out to verify the contribution of the course. The results indicate that although the undergraduate students have completed half of their graduation, they have not yet had a History of Science approach or the radioactivity content in the disciplines. Thus, the teacher training course enabled participants to experience and learn about different teaching didactic resources, based on the History of Science, giving them the opportunity to reflect and give their opinion on the importance of using them in the teaching of chemistry. The participation of the undergraduate students was important because they had their first contact as evaluators of teaching materials. Thus, the course allowed them to visualize the relationship between theory and practice, as well as to envision the use of resources in the classroom. The educational products (Course, Didactic Game, Paradidactic Book and Informative Newspaper), fruits of this work, may contribute for undergraduates and Chemistry teachers to work with the approach of radioactivity content, based on the History of Science.
Descrição: Acompanha: Formação inicial de professores em química: história da radioatividade; Jogo didático: cidade radioativa; Radioatividade: faz bem? Ou faz mal?; Jornal informativo: acidentes radioativos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5053
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons