Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5621
Título: Estudo da produtividade para execução de emboço e contrapiso em uma ampliação de edificação em alvenaria na cidade de Campo Mourão - PR
Autor(es): Nespolo, Carina Priscila
Orientador(es): Halmeman, Maria Cristina Rodrigues
Palavras-chave: Produtividade do trabalho
Construção civil - Estimativas
Planejamento da produção
Processo decisório
Labor productivity
Building - Estimates
Production planning
Decision making
Data do documento: 11-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: NESPOLO, Carina Priscila. Estudo da produtividade para execução de emboço e contrapiso em uma ampliação de edificação em alvenaria na cidade de Campo Mourão – PR. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a produtividade dos serviços executados em uma obra desde a fase do emboço e contrapiso na cidade de Campo Mourão-PR. O indicador de produtividade mostra tanto o desempenho de um serviço executado como pode ser utilizado na melhoria da qualidade de um produto. O estudo foi realizado em ampliação de edificação em alvenaria, através de levantamentos de dados, obtendo-se informações diárias sobre a produtividade da mão de obra no local com o cálculo da Razão Unitária de Produção (RUP). A média da RUP para execução do emboço foi de 0,39Hh/m² e para o contrapiso 0,43 Hh/m². Os resultados mostram que tanto para a execução do reboco e contrapiso apresentaram variações que evidenciam a falta de planejamento para execução das tarefas.Portanto pode-se concluir que o estudo faz-se necessário para conhecer a produtividade da mão de obra e programar o desenvolvimento de atividades de modo a contribuir para a produtividade do funcionário e a qualidade do serviço executado.
Abstract: This study aimed to analyze the productivity of the services performed in a work from the stage of plaster and screed in Campo Mourao-PR. The productivity indicator shows both the performance of a service executed as may be used in improving the quality of a product. The study was conducted in expansion of building in masonry, through survey data, obtaining information on the daily productivity of the workforce at the site by calculating the ratio Unitary Production (RUP).The average of the ORs for the implementation of plaster was 0.39 HH / m² and the subfloor 0.43 HH / m². The results show that both the application of plaster and screed showed variations that show the lack of planning for execution of tasks. Therefore it can be concluded that the study is necessary to know the productivity of labor and program development activities so as to contribute to employee productivity and quality of service performed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5621
Aparece nas coleções:CM - Tecnologia em Construção Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COMAC_2012_2_02.pdf476,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.